• Home
  • Liderança
  • Inovação
  • Pessoas
  • Sustentabilidade
  • Cenários
  • Vida de Empresa na CBN
Buscar
LogoVida de Empresa
Vida de EmpresaVida de Empresa
  • Sobre
  • Contato
type here...
Linkedin
Twitter
LogoVida de Empresa
  • Home
  • Liderança
    • Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022

      Mediação pode solucionar conflitos em empresas familiares

      25 de março de 2022

      Nestlé oferece empatia e acolhimento com Projeto Supera

      28 de julho de 2021

      Maioria dos empresários brasileiros acredita em retomada de seus setores em até um ano depois da vacinação

      31 de maio de 2021

      Movimento busca alavancar pequenos negócios

      24 de maio de 2021
  • Inovação
    • PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022

      Mondelēz Brasil investe R$ 1 milhão em programa de inovação aberta

      18 de abril de 2022

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022

      Empresa investe em uniformes recicláveis para chamar a atenção sobre reciclagem de têxteis

      15 de fevereiro de 2022

      Nove em cada dez pequenos negócios usam Pix

      14 de janeiro de 2022
  • Pessoas
    • Executivos brasileiros estão entre os mais pressionados do mundo, diz Linkedin

      18 de novembro de 2021

      Modelo híbrido é o preferido para pós-pandemia para mais da metade dos trabalhadores, diz pesquisa

      8 de abril de 2021

      Parceria entre Globant e Mercado Livre busca reduzir déficit de profissionais de TI

      12 de fevereiro de 2021

      47% dos novos diretores das grandes companhias são mulheres, diz estudo

      4 de janeiro de 2021

      Engajamento marca restaurante de imigrantes que tem até “think table”

      14 de dezembro de 2020
  • Sustentabilidade
    • iFood comemora 35 milhões de entregas não-poluentes e 130 pedidos sem plástico

      28 de março de 2022

      SEC cria novas obrigações de informações climáticas de empresas

      22 de março de 2022

      Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros acredita que ainda é possível reverter os impactos climáticos

      17 de março de 2022

      Iguatemi se une a Etiqueta Unica para estimular consumo consciente na moda

      4 de março de 2022

      Airbus em parceria com a Safran e GE vão testar motor a hidrogênio produzir aeronaves com zero emissões até 2035

      25 de fevereiro de 2022
  • Cenários
    • Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022

      CEPAL avalia os impactos da guerra na Ucrânia na economia da América Latina e Caribe

      7 de junho de 2022

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022
  • Vida de Empresa na CBN
    • Como a pandemia transformou os planos de contingência das empresas

      16 de julho de 2020

      Como novos planejamentos urbanos podem ajudar o mundo no pós-pandemia

      7 de julho de 2020

      Por que a comunicação é fator-chave para o sucesso do “Green Deal” europeu

      2 de julho de 2020

      Mais que adaptações temporárias, pandemia fará mudanças permanentes nas empresas

      23 de junho de 2020

      Mudanças em currículos podem reduzir discriminação em contratações

      16 de junho de 2020
LogoPulses PRO
  • Home
  • Liderança
    • Cenários

      Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022
      Liderança

      Mediação pode solucionar conflitos em empresas familiares

      25 de março de 2022
      Liderança

      Nestlé oferece empatia e acolhimento com Projeto Supera

      28 de julho de 2021
      Cenários

      Maioria dos empresários brasileiros acredita em retomada de seus setores em até um ano depois da vacinação

      31 de maio de 2021
      Liderança

      Movimento busca alavancar pequenos negócios

      24 de maio de 2021
  • Inovação
    • Inovação

      PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022
      Inovação

      Mondelēz Brasil investe R$ 1 milhão em programa de inovação aberta

      18 de abril de 2022
      Cenários

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022
      Inovação

      Empresa investe em uniformes recicláveis para chamar a atenção sobre reciclagem de têxteis

      15 de fevereiro de 2022
      Inovação

      Nove em cada dez pequenos negócios usam Pix

      14 de janeiro de 2022
  • Pessoas
    • Cenários

      Executivos brasileiros estão entre os mais pressionados do mundo, diz Linkedin

      18 de novembro de 2021
      Pessoas

      Modelo híbrido é o preferido para pós-pandemia para mais da metade dos trabalhadores, diz pesquisa

      8 de abril de 2021
      Inovação

      Parceria entre Globant e Mercado Livre busca reduzir déficit de profissionais de TI

      12 de fevereiro de 2021
      Liderança

      47% dos novos diretores das grandes companhias são mulheres, diz estudo

      4 de janeiro de 2021
      Pessoas

      Engajamento marca restaurante de imigrantes que tem até “think table”

      14 de dezembro de 2020
  • Sustentabilidade
    • Sustentabilidade

      iFood comemora 35 milhões de entregas não-poluentes e 130 pedidos sem plástico

      28 de março de 2022
      Sustentabilidade

      SEC cria novas obrigações de informações climáticas de empresas

      22 de março de 2022
      Sustentabilidade

      Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros acredita que ainda é possível reverter os impactos climáticos

      17 de março de 2022
      Cenários

      Iguatemi se une a Etiqueta Unica para estimular consumo consciente na moda

      4 de março de 2022
      Sustentabilidade

      Airbus em parceria com a Safran e GE vão testar motor a hidrogênio produzir aeronaves com zero emissões até 2035

      25 de fevereiro de 2022
  • Cenários
    • Cenários

      Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022
      Cenários

      CEPAL avalia os impactos da guerra na Ucrânia na economia da América Latina e Caribe

      7 de junho de 2022
      Cenários

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022
      Cenários

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022
      Cenários

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022
  • Vida de Empresa na CBN
    • Vida de Empresa na CBN

      Como a pandemia transformou os planos de contingência das empresas

      16 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Como novos planejamentos urbanos podem ajudar o mundo no pós-pandemia

      7 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Por que a comunicação é fator-chave para o sucesso do “Green Deal” europeu

      2 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Mais que adaptações temporárias, pandemia fará mudanças permanentes nas empresas

      23 de junho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Mudanças em currículos podem reduzir discriminação em contratações

      16 de junho de 2020
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Liderança

Perfil: por dentro da Abiad

24 de maio de 2017
0
Share
Facebook
Twitter
WhatsApp
Linkedin
Email

    Leia também

    A Abiad, Associação Brasileira da Indústria de Alimentos para Fins Especiais e Congêneres, foi fundada em julho de 1986 e representa as categorias de alimentos para dietas com restrição de nutrientes, para ingestão controlada de nutrientes, para grupos populacionais específicos, suplementos vitamínicos e ou de minerais, adoçantes de mesa, alimentos adicionados de nutrientes essenciais, bebidas dietéticas e ou de baixas calorias e alimentos com alegação de propriedade funcional (alimentos funcionais). Com mais de 30 anos de atuação, um dos principais objetivos da entidade é desenvolver entre os seus associados, bem como entre os demais produtores de alimentos para fins especiais no país, o espírito associativo, a leal concorrência e a franca e efetiva cooperação. Associações Hoje conversou com Tatiana Pires, presidente da Abiad, sobre o papel da entidade em relação ao setor e às empresas associadas. Leia a seguir a entrevista:

    1. Qual deve ser o papel de uma entidade setorial em um Brasil em transformação como o atual, com tantos desafios econômicos, políticos e sociais? E qual a estrutura interna necessária para cumprir esse papel?

    Cada vez mais, as entidades tem um papel fundamental em trazer a tona discussões que gerem impacto ou que representem oportunidades para o seguimento de atuação. A defesa da ética concorrencial, a garantia da liberdade de mercado e o compartilhamento de conhecimento técnico e científico junto aos stakeholders e legisladores, visando a melhoria do setor como um todo, são papeis igualmente importantes. O diálogo legítimo entre os setores públicos e privados, de forma transparente, gera benefícios para toda a sociedade. Assim, a entidade deve estar sempre atenta, monitorando potenciais propostas/projetos e também atuando de forma proativa, com o objetivo de influenciar uma agenda positiva. Uma associação também deve ser flexível de forma a acompanhar as mudanças sócio-econômicas, ajustando a estratégia de acordo com os novos cenários.

    1. O que um associado de entidade deve esperar dela em termos de defesa do ideário da categoria/classe que representa?

    Os associados devem esperar que a entidade trabalhe em prol dos interesses do setor que ela representa. Isso vale também para as subcategorias. A entidade deve estar preparada para apoiar os associados de forma estratégica (quando se trata de um tema prioritário para o setor), bem como de forma reativa. É importante que a entidade tenha capacidade de informar o associado sobre alterações e perspectivas do setor e, quando houver algum desafio importante, saiba orientá-lo de forma correta. Embora a tratativa da entidade seja sempre em prol do setor, o associado espera o apoio da entidade, mesmo que seja apenas com orientações,  em casos mais pontuais e específicos.

    1. E sobre as ofertas de serviços e suporte associativo de forma geral?

    As empresas estão cada vez mais enxutas em termos de estrutura interna, além de se mostrarem mais criteriosas com gastos e investimentos em consultorias e outros serviços. Assim, as entidades devem estar atentas às demandas dos seus associados de forma geral. Nos últimos dois anos, a Abiad vem revisando a sua estrutura para apoiar cada vez melhor os seus associados, de forma proativa. Isso inclui a contratação de staff e de consultorias especializadas em assuntos regulatórios, bem como o estabelecimento de parceria com uma agência de Relações Governamentais, com sede em Brasília e escritório em SP, melhora no serviço de clippings e também revisão da comunicação aos associados de maneira assertiva. A melhora da comunicação envolve a revisão de uma série de processos, do mailing e a modernização do site da entidade, visando facilitar o acesso à informação. A entidade passou a contar, ainda, com o apoio de uma consultoria de dados econômicos, que passa a acompanhar o Setor da Abiad de forma bastante robusta.

    1. Como deve atuar uma entidade para atrair e reter talentos, de forma a garantir um quadro de funcionários qualificados?

    A entidade deve olhar o seu quadro de talentos de forma individual: alguns profissionais atuam no setor buscando maior flexibilidade, outros enxergam uma oportunidade para crescer e aprender em função do leque de desafios e oportunidades dentro do seguimento. A retenção de talentos é sempre um grande desafio, até pela exposição dos profissionais às empresas associadas. Em geral, as entidades atraem e retém talentos que buscam autonomia, desafios e flexibilidade, até pelo formato de gestão da entidade.

    1. Por falar em pessoas, que tipo de profissional ou de competências as entidades mais buscam para seus quadros?

    O tipo de profissional varia muito de entidade para entidade, até em função da estrutura de cada uma. No caso da Abiad, que é uma entidade com estrutura bastante enxuta, sempre buscamos profissionais proativos e que atuem com autonomia. Importante que tenham skills de relacionamento e que busquem soluções; que sejam comprometidos, proativos e “hands on”, independentemente da formação. Acreditamos também na importância de garantir um “mix” de profissionais que tenham vivências e formações distintas, garantindo a complementação das habilidades desses profissionais que apoiam a entidade. Por fim, vale ressaltar a importância do trabalho voluntário nas entidades, normalmente exercido por associados, e que complementam de forma bastante construtiva o trabalho realizado pela entidade.

    Share
    Facebook
    Twitter
    WhatsApp
    Linkedin
    Email
      Artigo anteriorBC divulga dados da dívida externa e balança de pagamentos
      Próximo artigoEvento da Fundação Estudar selecionará 250 jovens universitários e recém-formados
      - Publicidade -

      Outras notícias

      Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022

      Mediação pode solucionar conflitos em empresas familiares

      25 de março de 2022

      Nestlé oferece empatia e acolhimento com Projeto Supera

      28 de julho de 2021

      DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

      Por favor digite seu comentário!
      Por favor, digite seu nome aqui
      Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
      Por favor, digite seu endereço de e-mail aqui

      - Publicidade -

      Mais recentes

      Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022

      CEPAL avalia os impactos da guerra na Ucrânia na economia da América Latina e Caribe

      7 de junho de 2022

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022
      LogoPulses PRO

      Powered by Imagem Corporativa.
      Copyright © 2020.

      Linkedin
      Twitter

      Sobre

      • Sobre
      • Contato

      Páginas

      • Liderança
      • Inovação
      • Pessoas
      • Sustentabilidade
      • Cenários
      • Vida de Empresa na CBN