Setor público economiza quase dez vezes mais que o valor investido em inovação, diz pesquisa

O setor público pode economizar R$ 9,79 para cada R$ 1 investido em inovação e tecnologia, segundo estudo elaborado pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep). O dado considera a economia média apurada por governos estaduais no ano imediatamente posterior ao do investimento.
O resultado da pesquisa atesta que a eficiência da operação e de serviços prestados pelo setor público está diretamente relacionada à eficácia da tecnologia utilizada pelas instituições. E os investimentos em tecnologia não se restringem a ter serviços e sistemas na nuvem.
“Essa eficiência envolve planejamento e uma infraestrutura robusta, ainda mais no caso dos serviços públicos, que precisam guardar muitas de suas informações internamente”, diz Alexander Barcelos, especialista em tecnologia para o segmento público e diretor da LTA-RH, segundo registro da Computerworld. “A transformação digital não se sustenta sem redes e servidores robustos.”
De acordo com o especialista, muitas das empresas públicas que já investem em suas infraestruturas de TI on-premise (instaladas nos servidores físicos da empresa) estão, atualmente, percebendo a necessidade de atualizar os parques para se transformar digitalmente, entregando melhores soluções e serviços.
“Em novembro, o governo federal deu um grande passo com o lançamento da Rede Nacional de Governo Digital, iniciativa para integrar o fluxo de informações entre as administrações federal, estaduais e municipais, além de compartilhar ferramentas e soluções tecnológicas no âmbito da gestão pública”, disse ele. “O plano é aumentar o número de serviços online para o cidadão, tirando a necessidade de fazer isso presencialmente em repartições públicas.” Barcelos acredita que este pode ser o início de importantes investimentos na digitalização dos serviços públicos.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta