Para entender o funcionamento do associativismo e vislumbrar seu futuro, é preciso fazer uma pergunta básica: por que empresas e profissionais aderem às suas associações e entidades de classe? É por causa dos benefícios ou porque elas conseguem um ótimo desconto nos valores de adesão? Provavelmente nenhum dos dois casos, diz a pesquisadora Amanda Kaiser, do site Association Success.
“Essas podem ser as razões citadas por alguns membros, mas valor de mensalidade não é o motivo principal”, diz ela, que se dedica a pesquisas sobre associativismo. “Não me entenda mal: valor é, sim, muito importante. Embora os membros não entrem na entidade pelo valor, eles permanecem por causa dele.”
LEIA TAMBÉM:
– Doze erros que podem custar a vida de sua entidade de classe
– Três ideias sobre como adotar um sistema de adesão gratuita à sua entidade
– Associações têm dificuldade em ampliar diversidade de seus conteúdos, diz estudo
Então por que os membros decidem participar? Segundo a pesquisadora, a principal razão é que alguém de sua comunidade – colegas, gerentes ou outros profissionais do setor – os incentivou.
“Alguém que eles respeitam é um membro da associação, então eles pensam que, se essa pessoa julga valer a pena investir tempo e dinheiro na entidade, o esforço deve mesmo compensar”, diz Amanda. “Isso significa que a coisa mais importante que você pode fazer é estimular os atuais associados e certificar-se de que eles sabem que a razão pela qual a associação está prosperando é porque membros como eles recrutam mais membros.”
Abaixo, três mitos sobre o que leva empresas e profissionais a aderirem às associações e entidades de classe de seus segmentos:
Mito 1: A adesão é por causa dos benefícios
Sim, às vezes, os associados aderem à entidade para poderem participar de sua importante conferência anual ou para receber pesquisas e relatórios, mas essa raramente é a principal razão. É muito comum que os associados não saibam nada sobre a entidade quando se unem a ela. A maioria dos membros atuais só conseguiria citar dois ou três benefícios. Novos membros saberiam ainda menos.
Mito 2: A adesão é por causa do valor atrativo
Um bom desconto no valor de adesão (ou nas mensalidades) pode, sim, ser um chamariz, mas não o mais importante. “Não me entenda mal; valor é, sim, muito importante. Embora os membros não entrem na entidade pelo valor, eles permanecem por causa dele”, diz Amanda.
Mito 3: A adesão ocorre porque a associação exerce uma liderança efetiva
“Nossa organização tem 75 anos e é a voz da indústria”. Não, os associados não aderem à entidade por causa disso também. “Eu conversei com mais de 300 membros e ouvi centenas de histórias sobre como aderir à entidade, participar dela”, diz Amanda Kaiser. A relevância da associação – ainda que de fato essa relevância exista – não está entre os principais motivos citados, afirma ela.
Por que, afinal, empresas e profissionais decidem aderir às suas associações?

Leia também
- Publicidade -