Conturbada, eleição na Associação Brasileira de Imprensa é adiada para junho

0
1

Envolta em polêmicas e com várias reviravoltas, a eleição da nova diretoria da Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi adiada para o dia 27 de junho. A decisão foi tomada na última segunda-feira (27/5), durante reunião do Conselho Deliberativo da qual participaram representantes das três chapas concorrentes, informa o Portal Imprensa.
No encontro, os conselheiros também acataram sugestão feita pelo atual vice-presidente, Paulo Jerônimo de Sousa, o Pagê, para que todos os processos sobre o pleito em andamento na Justiça fossem cancelados de parte a parte.
LEIA TAMBÉM:
O que associações de jornalistas dizem sobre o porte de armas para a categoria
As lições de reinvenção da Associação de Correspondentes da Casa Branca
Fenaj: Federação dos Jornalistas faz vaquinha virtual para evitar leilão de sua sede
A finalização do processo eleitoral seguirá todas as normativas do Regimento Eleitoral, incluindo publicação de edital, abertura de prazo para eventuais inscrições de novas chapas, reorganização das candidaturas já inscritas e comprovação de habilitação de todos os inscritos. O novo edital convoca os interessados a protocolarem, até o dia 7 de junho, as chapas para concorrer ao pleito.
A eleição definirá quem vai comandar a entidade no triênio 2019-2022. Além do presidente e vice serão escolhidos sete membros da diretoria executiva, 15 conselheiros efetivos, 15 conselheiros suplentes, sete membros do Conselho Fiscal e sete para o Conselho Consultivo.
Enquanto o pleito não é realizado, a diretoria que estava no cargo no último mandato continuará comandando a entidade. Até o momento da interrupção do processo eleitoral, o atual presidente Domingos Meirelles tentava a reeleição pela chapa “ABI para Todos”. Pagê era candidato à presidência pela chapa “ABI: Luta pela Democracia” e Carlos Augusto Martins Aguiar encabeçava a chapa “Barbosa Lima Sobrinho”.
Inicialmente programada para 26 de abril, a eleição só foi acontecer no último dia 16, mas foi interrompida por decisão da Justiça. Fundada em 1908, a ABI é a mais antiga entidade dos profissionais da imprensa do país.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui