Receitas além das mensalidades

Um dos grandes desafios na gestão das entidades é a geração de receita além das ordinárias, como as taxas de associação, mensalidades ou anuidades. Em uma pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas/Escola de Administração de Empresas de São Paulo (“Gestão de Associações no Brasil: Desafios e Tendências”) com 99 entidades brasileiras, de pessoas jurídicas e de pessoas físicas, apontou que, no caso das APJ, mais de 50% delas possui orçamento anual acima de R$ 1 milhão e que, em quase 50% desta mesma mostra, as taxas associativas (mensalidades, anuidades, etc) representam de 75% a 100% de todo o orçamento anual. Ou seja, a redução no número de associados tem impacto grande e direto no orçamento das entidades. Como, então, diversificar as fontes de receitas, para não se tornar tão dependente do fluxo de associados?

A ASAE – American Society of Association Executives, entidade baseada nos Estados Unidos e que reúne mais de 30.000 executivos de 7.400 entidades, elencou uma série de iniciativas que permitem a geração de receita. A Associações Hoje traz e comenta algumas das ideias, que são facilmente aplicáveis no mercado brasileiro. Veja abaixo:

– Patrocínios

Quase tudo pode ser patrocinado. Materiais impressos, como folhetos, panfletos, itens promocionais e kits podem estampar  a marca de algum fornecedor ou empresa parceira, por exemplo. Vender esse espaço, ou até mesmo fazer permutas, é uma forma de, direta ou indiretamente, aumentar as receitas — ou reduzir as despesas. O mesmo vale para Webinars ou conferências digitais, que podem divulgar marcas ou promover mensagens de parceiros nas apresentações.

– Anúncios em seu site ou portal

Vender espaços em seu portal é uma possibilidade bastante concreta para aumentar a receita da entidade. A principal cautela, porém, é avaliar que tipo de anúncio/anunciante sua associação gostaria de ter e qual espaço daria para tal comunicação.

– Conferências e Eventos

Essa é uma prática já relativamente comum em várias entidades. Promover debates, mesas-redondas, conferências e eventos abre a possibilidade de geração de grandes receitas. E é importante olhar para tais iniciativas não apenas como fonte de receita vinda das inscrições, por exemplo. Eventos relevantes permitem que se pense em patrocínios, venda de espaço em estandes, comercialização de brindes, anúncios em um hot site e assim por diante. Sem contar que pode ser uma excelente vitrine para buscar novos associados.

Nos Estados Unidos, a ASAE promove sete conferências anuais e reúne milhares de pessoas, e as conferências não precisam obrigatoriamente ocupar espaços físicos. Há diversas maneiras de se fazer uma conferência virtual, atingindo tantas ou mais pessoas, sem ter as despesas de locação de espaço, locomoção e de logística.

– Aprendizagem online

Há uma enorme oportunidade de geração de receita por meio de iniciativas de educação online. Promover cursos à distancia e treinamentos virtuais é um caminho já seguido por algumas entidades, mas que ainda oferece um mar de possibilidades. Tais treinamentos podem ser oferecidos a associados e não-associados, o que amplia as oportunidades. Vale lembrar, ainda, que há também muitas chances de patrocínios e parcerias neste método de aprendizagem.

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