Confiança do brasileiro cai 5 pontos em abril

A confiança do consumidor brasileiro registrou 66 pontos em abril, cinco a menos do que em março (71), segundo o Índice Nacional de Confiança (INC) da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Foi a quarta queda consecutiva de 2017. Há um ano, o indicador marcou 64 pontos.
Todos os componentes do INC de abril variaram dentro da margem de erro da pesquisa, que é de três pontos; 59% dos entrevistados estão inseguros no emprego (56% em março) e apenas 14% se sentem seguros (17% no mês anterior). Já 57% avaliam como ruim sua atual situação financeira (resultado igual ao de março) e 27% acham que sua situação vai piorar nos próximos meses (26% no mês anterior).
A classe C registrou a maior queda do INC em abril, com 63 pontos (oito a menos sobre março). No grupo das classes A/B a confiança marcou 58 pontos (63 no mês anterior). Por fim, na classe D/E o indicador variou dentro da margem de erro e registrou 77 pontos (74 em março).
Com apenas 48 pontos em abril, a confiança do consumidor do Nordeste atingiu mínima recorde. Foi uma queda de quatro pontos ante março devido à seca prolongada. No Sul, o INC despencou 20 pontos e marcou 73 pontos em abril, resultado das fortes chuvas. No Sudeste, o indicador foi de 64 pontos (69 em março). Na contramão, no grupo de regiões Norte/Centro-Oeste a confiança subiu, anotando 92 pontos em abril contra 86 em março, o que foi motivado pelo bom desempenho da safra agrícola.
O INC é elaborado pelo Instituto Ipsos, a partir de entrevistas pessoais e domiciliares em todas as regiões brasileiras, com base em amostra probabilística e representativa da população brasileira de áreas urbanas de acordo com dados oficiais do IBGE (Censo 2010 e PNAD 2014)..

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta