Vendas crescem 0,8% em SP

O movimento de vendas do varejo paulistano cresceu em média 0,8% em maio na comparação com o mesmo mês de 2016. O dado é do Balanço de Vendas da Associação Comercial de São Paulo (ACSP). Em janeiro, fevereiro, março e abril, o Balanço de Vendas registrou retrações médias de 5%, 6,6%, 0,3% e 7,5% (sobre iguais períodos de 2016).
O resultado de maio se deve à base fraca de comparação com maio do ano passado, quando as vendas caíram 13,9%, e também ao efeito-calendário, pois neste ano houve um dia útil a mais. Os números também foram puxados pelas vendas à vista (+1,2%), beneficiadas pelo Dia das Mães, que foi melhor neste ano. Os consumidores optaram por presentes de menor valor comprados à vista (roupas, calçados, acessórios). Por outro lado, os juros altos desestimularam as vendas a prazo, que registraram aumento menor (+0,4%) no período.
O Balanço da ACSP aponta também que, de janeiro a maio de 2017, as vendas caíram em média 3,6% (sobre igual período de 2016). É uma boa notícia, visto que nos primeiros cinco meses do ano passado a retração foi muito mais forte, de 13% (sobre mesmo período de 2015).
O Balanço de Vendas da ACSP é elaborado pelo Instituto de Economia da entidade com base em amostra da Boa Vista SCPC.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta