Google vai financiar trabalho de associações brasileiras de defesa do jornalismo

Kent Walker, vice-presidente para assuntos globais do Google, durante o evento Google for Brasil, em São Paulo (Foto: divulgação)

A Google News Initiative (GNI), do Google, anunciou nesta quinta-feira (6/6) parcerias com a Associação Nacional dos Jornais (ANJ), a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) e o o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) para a realização de webinários e conteúdos voltados à melhoria do fluxo de trabalho e o negócio de redações em todo o Brasil. Ao todo, serão investidos R$ 2 milhões nas iniciativas das entidades. O anúncio fez parte de um pacote mais amplo de projetos de estímulo da GNI ao jornalismo profissional brasileiro.
Em uma das frentes, a Abraji volta a liderar, em 2019, o projeto Comprova, agora em sua segunda edição. A iniciativa colaborativa reuniu 24 empresas de mídia do Brasil durante a campanha eleitoral de 2018. Por 12 semanas a coalizão monitorou e verificou a veracidade de informações compartilhadas por fontes não oficiais nas redes sociais e em aplicativos de mensagens. Em outra, o Projor estará à frente da próxima fase do Projeto Credibilidade, um consórcio de mídia que está construindo padrões para identificar o jornalismo de qualidade online.
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Criada em março do ano passado, a Google News Initiative é, segundo o Google, um esforço da companhia para ajudar “o jornalismo a prosperar na era digital”, como registra a ANJ. O comprometimento global do projeto é de U$S 300 milhões em três anos. Até o momento, informa o Google, a GNI investiu US$ 120 milhões em iniciativas da empresa de buscas na web ao lado de mais de 350 organizações em 70 países. No Brasil, esse investimento chegou a US$ 36 milhões desde então.
Além das parcerias com ANJ, Abraji e Projor, a empresa anunciou nesta quinta-feira o Desafio de Inovação Google News Initiative da América Latina, que pretende assegurar a sustentabilidade das empresas jornalísticas no continente com o desenvolvimento de novos modelos de negócios e produtos jornalísticos. Cada projeto selecionado poderá receber até R$ 1 milhão como apoio da GNI. As inscrições estão abertas para qualquer empresa jornalística: nativos digitais, startups, ONGs, veículos tradicionais, canais de televisão e freelancers.
A GNI anunciou ainda a criação da Incubadora Jornalística de Nativos Digitais, projeto piloto pioneiro no Brasil e no Google que oferecerá tutoria e espaço físico no Google for Startups Campus, em São Paulo, para equipes que estão criando empresas jornalísticas digitais. Elas receberão acesso a produtos e mentores do Google, especialistas da área e recursos para acelerar o desenvolvimento dos seus negócios, de modo que elas tenham mais chance de serem sustentáveis.
Além disso, a GNI informou ter iniciado na última semana o trabalho do Laboratório de Assinaturas, um programa que vai ajudar oito empresas de jornalismo na América Latina, incluindo quatro brasileiras, para levar à excelência seu negócio de assinaturas. Elas vão receber apoio especializado da Mather Economics, da Associação Mundial de Jornais (WAN-IFRA) e do Google, para potencializar suas assinaturas digitais. A GNI também irá produzir guias e referências de melhores práticas do Laboratório de Assinaturas para que outras empresas de jornalismo possam se beneficiar da experiência.

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