Stefanini usa inteligência artificial para orientar equipe sobre coronavírus

Coronavírus inteligência artificial Stefanini
Sophie, a inteligência artificial da multinacional brasileira Stefanini

A Stefanini, multinacional brasileira que presta consultoria em tecnologia da informação, já utiliza inteligência artificial para fazer negócios e no trabalho de sua área de recursos humanos. Mas, com a disseminação do coronavírus, a empresa adaptou a tecnologia para o que o momento exige: ajudar na prevenção contra a Covid-19, infecção respiratória causada pelo vírus.

Na última semana, a equipe de pesquisa e desenvolvimento da companhia treinou a plataforma de inteligência cognitiva, conhecida como Sophie, para ela tirar dúvidas de funcionários e clientes sobre a doença. O atendimento é feito via chat pelo canal Stefanini Atende.

A iniciativa faz parte do plano de contingência global adotada pela empresa durante a pandemia. Como a Stefanini atua em 41 países, seu plano é adaptado de acordo com a situação enfrentada em cada região – Brasil, América Latina, Estados Unidos-Ásia e EMEA (Europa, Oriente Médio e África). As ações adotadas pela empresa incluem prioridade a reuniões virtuais; a estimativa é de que entre 70% e 80% de todas as reuniões da Stefanini deixem de ser presenciais nas próximas semanas.

“Temos um comitê de gestão em cada região, encarregado de seguir os protocolos da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de definir planos de contingência em conjunto com os clientes para minimizar os impactos nas operações”, diz Rodrigo Pádua, vice-presidente global de gente e cultura da Stefanini.

A inteligência artificial Sophie foi criada para assumir as responsabilidades do atendimento humano em algumas frentes, como os feitos com parte dos clientes. Desde o segundo semestre do ano passado, a tecnologia também tem sido utilizada no RH da Stefanini para substituir o modelo convencional de abertura de chamados pela interação com o robô de conversação. Segundo a companhia, Sophie atende, em média, 1625 chamados por mês, volume que corresponde a 35% do total.

Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta