Nos EUA, executivos veem retomada pós-coronavírus cada vez mais distante

Leia também

Nos Estados Unidos, a maior economia do mundo, os líderes empresariais têm visto a retomada dos negócios após a pandemia cada vez mais distante. A constatação aparece na leitura conjunta de três pesquisas sobre o tema realizadas pela consultoria PwC, que ouviu 50 diretores financeiros de grandes empresas americanas e mexicanas.

Na edição mais recente do levantamento, divulgado nesta semana, 81% dos entrevistados disseram que a covid-19 diminuirá os lucros ou receitas de suas companhias em 2020. O número cresceu bastante em relação à primeira rodada de entrevistas, realizada em 11 de março, quando 58% fizeram essa previsão.

A PwC também constatou que 82% dos diretores financeiros estão focados agora na redução de custos, ou 20 pontos percentuais a mais que o dado apurado em 11 de março. Como os funcionários representam a maior despesa das companhias, os empregos estão ainda mais ameaçados. Dos entrevistados, 26% disseram que devem antecipar demissões em suas empresas. Apenas duas semanas atrás, a fatia era de 16%.

Uma das grandes mudanças nas respostas dos executivos ocorreu na consulta sobre os planos de investimentos. Na edição mais recente da pesquisa, 67% dos entrevistados afirmaram que pensam em adiar ou cancelar investimentos que estavam planejados. Isso é mais que o dobro do que se verificou na primeira rodada do levantamento, quando 32% dos diretores financeiros fizeram essa revelação.

“Há uma crescente percepção de que (…) o controle do vírus vai demorar mais do que pensávamos”, disse ao site Axios Tim Ryan, sócio sênior da PwC e presidente da consultoria nos EUA . “O efeito cascata na cadeia de suprimentos está ficando mais claro, e isso tem feito as empresas perceberem que a retomada [dos negócios] levará muito mais tempo do que o previsto.”

Clique aqui e leia no Vida de Empresa histórias sobre como as companhias estão enfrentando o coronavírus.

- Publicidade -

Outras notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais recentes