• Home
  • Liderança
  • Inovação
  • Pessoas
  • Sustentabilidade
  • Cenários
  • Vida de Empresa na CBN
Buscar
LogoVida de Empresa
Vida de EmpresaVida de Empresa
  • Sobre
  • Contato
type here...
Linkedin
Twitter
LogoVida de Empresa
  • Home
  • Liderança
    • Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022

      Mediação pode solucionar conflitos em empresas familiares

      25 de março de 2022

      Nestlé oferece empatia e acolhimento com Projeto Supera

      28 de julho de 2021

      Maioria dos empresários brasileiros acredita em retomada de seus setores em até um ano depois da vacinação

      31 de maio de 2021

      Movimento busca alavancar pequenos negócios

      24 de maio de 2021
  • Inovação
    • PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022

      Mondelēz Brasil investe R$ 1 milhão em programa de inovação aberta

      18 de abril de 2022

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022

      Empresa investe em uniformes recicláveis para chamar a atenção sobre reciclagem de têxteis

      15 de fevereiro de 2022

      Nove em cada dez pequenos negócios usam Pix

      14 de janeiro de 2022
  • Pessoas
    • Executivos brasileiros estão entre os mais pressionados do mundo, diz Linkedin

      18 de novembro de 2021

      Modelo híbrido é o preferido para pós-pandemia para mais da metade dos trabalhadores, diz pesquisa

      8 de abril de 2021

      Parceria entre Globant e Mercado Livre busca reduzir déficit de profissionais de TI

      12 de fevereiro de 2021

      47% dos novos diretores das grandes companhias são mulheres, diz estudo

      4 de janeiro de 2021

      Engajamento marca restaurante de imigrantes que tem até “think table”

      14 de dezembro de 2020
  • Sustentabilidade
    • iFood comemora 35 milhões de entregas não-poluentes e 130 pedidos sem plástico

      28 de março de 2022

      SEC cria novas obrigações de informações climáticas de empresas

      22 de março de 2022

      Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros acredita que ainda é possível reverter os impactos climáticos

      17 de março de 2022

      Iguatemi se une a Etiqueta Unica para estimular consumo consciente na moda

      4 de março de 2022

      Airbus em parceria com a Safran e GE vão testar motor a hidrogênio produzir aeronaves com zero emissões até 2035

      25 de fevereiro de 2022
  • Cenários
    • Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022

      CEPAL avalia os impactos da guerra na Ucrânia na economia da América Latina e Caribe

      7 de junho de 2022

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022
  • Vida de Empresa na CBN
    • Como a pandemia transformou os planos de contingência das empresas

      16 de julho de 2020

      Como novos planejamentos urbanos podem ajudar o mundo no pós-pandemia

      7 de julho de 2020

      Por que a comunicação é fator-chave para o sucesso do “Green Deal” europeu

      2 de julho de 2020

      Mais que adaptações temporárias, pandemia fará mudanças permanentes nas empresas

      23 de junho de 2020

      Mudanças em currículos podem reduzir discriminação em contratações

      16 de junho de 2020
LogoPulses PRO
  • Home
  • Liderança
    • Cenários

      Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022
      Liderança

      Mediação pode solucionar conflitos em empresas familiares

      25 de março de 2022
      Liderança

      Nestlé oferece empatia e acolhimento com Projeto Supera

      28 de julho de 2021
      Cenários

      Maioria dos empresários brasileiros acredita em retomada de seus setores em até um ano depois da vacinação

      31 de maio de 2021
      Liderança

      Movimento busca alavancar pequenos negócios

      24 de maio de 2021
  • Inovação
    • Inovação

      PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022
      Inovação

      Mondelēz Brasil investe R$ 1 milhão em programa de inovação aberta

      18 de abril de 2022
      Cenários

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022
      Inovação

      Empresa investe em uniformes recicláveis para chamar a atenção sobre reciclagem de têxteis

      15 de fevereiro de 2022
      Inovação

      Nove em cada dez pequenos negócios usam Pix

      14 de janeiro de 2022
  • Pessoas
    • Cenários

      Executivos brasileiros estão entre os mais pressionados do mundo, diz Linkedin

      18 de novembro de 2021
      Pessoas

      Modelo híbrido é o preferido para pós-pandemia para mais da metade dos trabalhadores, diz pesquisa

      8 de abril de 2021
      Inovação

      Parceria entre Globant e Mercado Livre busca reduzir déficit de profissionais de TI

      12 de fevereiro de 2021
      Liderança

      47% dos novos diretores das grandes companhias são mulheres, diz estudo

      4 de janeiro de 2021
      Pessoas

      Engajamento marca restaurante de imigrantes que tem até “think table”

      14 de dezembro de 2020
  • Sustentabilidade
    • Sustentabilidade

      iFood comemora 35 milhões de entregas não-poluentes e 130 pedidos sem plástico

      28 de março de 2022
      Sustentabilidade

      SEC cria novas obrigações de informações climáticas de empresas

      22 de março de 2022
      Sustentabilidade

      Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros acredita que ainda é possível reverter os impactos climáticos

      17 de março de 2022
      Cenários

      Iguatemi se une a Etiqueta Unica para estimular consumo consciente na moda

      4 de março de 2022
      Sustentabilidade

      Airbus em parceria com a Safran e GE vão testar motor a hidrogênio produzir aeronaves com zero emissões até 2035

      25 de fevereiro de 2022
  • Cenários
    • Cenários

      Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022
      Cenários

      CEPAL avalia os impactos da guerra na Ucrânia na economia da América Latina e Caribe

      7 de junho de 2022
      Cenários

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022
      Cenários

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022
      Cenários

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022
  • Vida de Empresa na CBN
    • Vida de Empresa na CBN

      Como a pandemia transformou os planos de contingência das empresas

      16 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Como novos planejamentos urbanos podem ajudar o mundo no pós-pandemia

      7 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Por que a comunicação é fator-chave para o sucesso do “Green Deal” europeu

      2 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Mais que adaptações temporárias, pandemia fará mudanças permanentes nas empresas

      23 de junho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Mudanças em currículos podem reduzir discriminação em contratações

      16 de junho de 2020
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Sustentabilidade

Como o coronavírus pode tornar a indústria do turismo mais sustentável

19 de maio de 2020
0
Share
Facebook
Twitter
WhatsApp
Linkedin
Email
    Para que o turismo seja mais sustentável no pós-coronavírus, um dos esforços tem que ser para reduzir o excesso de visitantes em alguns destinos
    Turistas diante da Torre Eiffel, em Paris: no mundo, apenas 300 cidades recebem meio bilhão de visitantes por ano (Foto: Il Vagabiondo / Unsplash)

    Leia também

    Em um intervalo de poucos meses, o turismo passou de uma indústria que movimenta US$ 2,9 trilhões no mundo por ano para um setor virtualmente paralisado. A interrupção quase completa das atividades do segmento é uma das faces mais visíveis da crise do novo coronavírus. Como o setor vai se recuperar desse tombo sem precedentes? Essa é uma pergunta a ser respondida por todas as empresas envolvidas com essa cadeia, mas também pelo próprios turistas. Decidir a maneira como a retomada será feita passa por um debate mais profundo: se, de maneira inédita, a roda parou de girar por causa do coronavírus, não seria o caso de já fazer do turismo uma indústria de fato mais sustentável?

    • Por que a covid-19 pode reforçar (de vez) a agenda sustentável nas empresas

    Enquanto o planeta ainda enfrenta a pandemia, a discussão está em curso. A Fodor’s, tradicional editora britânica de guias de viagens, com mais de 70 anos de história, tratou do tema em um artigo em que ela aponta sete aspectos da atividade turística que precisam mudar, de uma vez por todas. “Agora é a hora de acionar o botão de reinício”, diz o texto.

    A seguir, as sete transformações relacionadas pela Fodor’s para fazer do turismo uma atividade mais sustentável após a crise do coronavírus.

    1. Overtourism: chega de turismo em massa

    Menos de dois anos atrás, um terço do turismo do mundo estava concentrado em apenas 300 cidades. Esse número limitadíssimo de destinos recebe, por ano, mais de meio bilhão de turistas, de acordo com o Conselho Mundial de Turismo e Viagens. Para quem aguarda as gôndolas para passear pelos canais de Veneza, circula pelas praias de Bali ou visita as ruínas de Machu Picchu, o excesso de turistas muitas vezes é desagradável: são filas longas, preços exorbitantes e multidões que estragam sua selfie.

    Mas o problema do excesso de turistas que alguns destinos recebem, fenômeno conhecido como overturism, é muito mais profundo que apenas eventuais inconvenientes. Os impactos ambientais, sociais e econômicos, como o aumento do custo do aluguel para a população local, o excesso de lixo e o aumento do tráfico sexual, podem ter reflexos duradouros sobre as comunidades.

    O que fazer? Já há medidas sendo adotadas para conter esse fenômeno – e elas poderiam ser disseminadas. Amsterdã, na Holanda, por exemplo, simplesmente decidiu não mais fazer campanhas publicitárias para se promover no exterior. A Islândia, por sua vez, passou a dar prioridade em suas campanhas de marketing a destinos menos visitados de seu território.

    • Por que a pandemia pode reforçar o apelo da moda sustentável

    Essas e outras ideias têm um ponto em comum: quantidade de turistas não é necessariamente algo positivo. “Essa é a oportunidade de que muitos destinos precisavam para se redefinir”, diz Rachel Dodds, diretora da consultoria canadense Sustaining Tourism e professora de hospitalidade e gestão de turismo na Ryerson University, em Toronto. “A indústria do turismo tem reproduzido [a ideia] do capitalismo de que mais é sempre melhor. Mas nem sempre é melhor. Não queremos voltar ao que tínhamos dois meses atrás.”

    2. Repensar os cruzeiros marítimos

    Com problemas no descarte de resíduos, elevadas emissões de gases causadores das mudanças climáticas e perturbações à vida marinha, os navios de cruzeiro são considerados por muitos especialistas uma das frentes menos sustentáveis da indústria do turismo. Além disso, a disseminação da covid-19 em algumas embarcações durante a pandemia mostrou ainda como o segmento também precisa avançar em seus aspectos de saúde pública.

    É claro que não se pode simplesmente acabar com uma atividade vital para muitas cidades e países, reitera a Fodor’s. Em 2018, mais de 27 milhões de pessoas embarcaram em um cruzeiro marítimo. Grande parte da infraestrutura turística das principais cidades portuárias é construída em torno desses navios, que movimentam US$ 126 bilhões e empregam 1 milhão de pessoas em todo o mundo.

    O que fazer? De acordo com a Organização Mundial de Turismo, das Nações Unidas, uma das mudanças mais importantes para o segmento se tornar mais sustentável está na frente ambiental. O descarte e tratamento de resíduos, a proteção dos recifes de corais e a redução da poluição atmosférica e sonora têm que passar a ser prioridade, e não apenas algo a ser discutido no futuro.

    • Coronavírus mostra que artigos de saúde precisam de alternativas sustentáveis

    Além disso, é preciso melhorar o impacto econômico dos cruzeiros sobre os destinos em que atracam. Como em muitos casos os navios param nas cidades por apenas um dia, os gastos dos turistas nesses locais acaba sendo mínimo; em outras palavras, as cidades se beneficiam pouco da chegada dos navios, mas têm que lidar com rejeitos trazidos pelas embarcações e aumentos de preços causados pela passagem dos visitantes, entre outros ônus. Contratar guias turísticos locais e visitar restaurantes, lojas e outros estabelecimentos nesses passeios é uma forma de os cruzeiros melhorarem a economia dos locais aonde levam seus passageiros.

    3. Correção de rota dos destinos emergentes

    Os destinos emergentes podem ser o nicho da indústria do turismo que mais podem fazer da pausa forçada pelo coronavírus um gatilho para uma transformação sustentável. Uma das principais razões para o turismo ter ficado tão fora de controle – e não apenas nos locais mais visitados – é que muitas vezes os destinos entram no mercado antes mesmo de saberem que tipo de turistas desejam, afirma a especialista. Essa (falta de) estratégia pode ter efeitos desastrosos na qualidade de vida de uma comunidade.

    O que fazer? Grande parte da transformação da indústria do turismo passa pela melhoria das políticas públicas e da gestão dos destinos, diz Randy Durband, CEO do Conselho Global de Turismo Sustentável. começando pela capacidade dos governos de orientar o desenvolvimento do turismo. Os gastos têm que ser mais em planejamento e gerenciamento e menos em publicidade e promoção dos destinos.

    • CEO do Airbnb mostra a líderes empresariais que há jeito certo de demitir
    4. Setor aéreo revisto

    O aspecto em geral pouco sustentável das viagens aéreas já estava em discussão antes da pandemia, mas, como a qualidade do ar melhorou sensivelmente depois do coronavírus, o debate sobre o que o setor pode fazer para não aumentar as emissões de poluentes da indústria do turismo passou a ser inadiável. Ainda que os aviões respondam por apenas 2,5% do total das emissões de carbono na atmosfera, segundo cálculos do Carbon Brief, site britânico especializado em temas relacionados às mudanças climáticas, em 2050, o setor aéreo poderá consumir 12% do orçamento necessário para cumprimento do Acordo de Paris. A meta estabelecida pelo acordo prevê que as emissões de carbono não façam a temperatura da Terra subir mais que 1,5°C em relação aos níveis de 1990.

    O que fazer? Por enquanto, muito do que podemos fazer para ajudar a redefinir o setor aéreo resume-se às ações individuais. Um passageiro da primeira classe ou da executiva, por exemplo, emite de três a quatro vezes mais carbono que um da econômica. Além disso, fazer voos diretos em vez de viagens com várias conexões, levar pouca bagagem e usar aeroportos locais também podem ajudar a reduzir as emissões de um viajante.

    5. Mais trens no transporte global

    Não há dúvida de que viajar de trem é muito mais ambientalmente sustentável do que de avião. Os passageiros dos trens emitem pouco mais de um terço do CO2 que os viajantes que percorrem a mesma distância por via aérea. É claro que o transporte ferroviário não é perfeito. Há uma grande diferença entre trens elétricos e a diesel, por exemplo.

    O que fazer? Nesse segmento, um dos grandes problemas é que os trens são uma alternativa viável aos aviões somente em uma pequena parte do mundo. Com exceção de regiões como a Europa e o leste da Ásia, no geral, a oferta de trens no mundo é baixa e as linhas são distantes entre si. Mais trens no sistema de transporte global poderia significar uma grande mudança para a indústria do turismo, que se tornaria mais sustentável – e esse aumento exige que os governos dos países coloquem essa pauta em suas agendas nacionais após a crise do coronavírus.

    • Saúde mental de mulheres que trabalham é a mais afetada pelo isolamento social
    6. Viagens mais curtas – e de carro

    Em relação aos aviões, os automóveis convencionais não são necessariamente menos poluentes. Voar de Londres para Madri, por exemplo, na verdade gera menos emissões por passageiro do que dirigir sozinho em uma rodovia para percorrer a mesma distância.

    O que fazer? Ainda assim, a opção pelos carros pode ser ambientalmente mais sustentável. Viagens mais curtas de automóvel em detrimento de opções de turismo para destinos distantes, que exigem voo, certamente reduzirão sua pegada de carbono.

    7. Assumir a responsabilidade individual

    Embora grande parte dos impactos negativos da indústria do turismo sobre o meio ambiente seja responsabilidade de autoridades do setor, resorts e hotéis, atrações e empresas de transporte, os viajantes também têm sua parcela de culpa pelos danos. As escolhas dos indivíduos orientam a indústria. Isso significa que mudar nosso comportamento para melhor também pode mudar o setor.

    O que fazer? Para redefinirmos a maneira como viajamos, é preciso considerar a viagem responsável em três frentes: a maneira como gastamos nosso dinheiro no destino escolhido, nosso impacto no meio ambiente local (e global) e como podemos nos adaptar  aos padrões culturais e sociais da comunidade que estamos visitando. Acima de tudo, é preciso ser um bom turista.

    Clique aqui e leia no Vida de Empresa histórias sobre como as companhias estão enfrentando o coronavírus.

    • Tags
    • coronavírus
    • sustentabilidade
    • turismo
    Share
    Facebook
    Twitter
    WhatsApp
    Linkedin
    Email
      Artigo anteriorCinco dicas para reduzir o tempo diante das telas no home office
      Próximo artigoEuropa discute mais integração para recuperar economia do coronavírus
      - Publicidade -

      Outras notícias

      iFood comemora 35 milhões de entregas não-poluentes e 130 pedidos sem plástico

      28 de março de 2022

      SEC cria novas obrigações de informações climáticas de empresas

      22 de março de 2022

      Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros acredita que ainda é possível reverter os impactos climáticos

      17 de março de 2022

      DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

      Por favor digite seu comentário!
      Por favor, digite seu nome aqui
      Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
      Por favor, digite seu endereço de e-mail aqui

      - Publicidade -

      Mais recentes

      Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022

      CEPAL avalia os impactos da guerra na Ucrânia na economia da América Latina e Caribe

      7 de junho de 2022

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022
      LogoPulses PRO

      Powered by Imagem Corporativa.
      Copyright © 2020.

      Linkedin
      Twitter

      Sobre

      • Sobre
      • Contato

      Páginas

      • Liderança
      • Inovação
      • Pessoas
      • Sustentabilidade
      • Cenários
      • Vida de Empresa na CBN