• Home
  • Liderança
  • Inovação
  • Pessoas
  • Sustentabilidade
  • Cenários
  • Vida de Empresa na CBN
Buscar
LogoVida de Empresa
Vida de EmpresaVida de Empresa
  • Sobre
  • Contato
type here...
Linkedin
Twitter
LogoVida de Empresa
  • Home
  • Liderança
    • Mediação pode solucionar conflitos em empresas familiares

      25 de março de 2022

      Nestlé oferece empatia e acolhimento com Projeto Supera

      28 de julho de 2021

      Maioria dos empresários brasileiros acredita em retomada de seus setores em até um ano depois da vacinação

      31 de maio de 2021

      Movimento busca alavancar pequenos negócios

      24 de maio de 2021

      Fiergs lança portal para “diagnóstico” de indústria 4.0

      6 de maio de 2021
  • Inovação
    • PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022

      Mondelēz Brasil investe R$ 1 milhão em programa de inovação aberta

      18 de abril de 2022

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022

      Empresa investe em uniformes recicláveis para chamar a atenção sobre reciclagem de têxteis

      15 de fevereiro de 2022

      Nove em cada dez pequenos negócios usam Pix

      14 de janeiro de 2022
  • Pessoas
    • Executivos brasileiros estão entre os mais pressionados do mundo, diz Linkedin

      18 de novembro de 2021

      Modelo híbrido é o preferido para pós-pandemia para mais da metade dos trabalhadores, diz pesquisa

      8 de abril de 2021

      Parceria entre Globant e Mercado Livre busca reduzir déficit de profissionais de TI

      12 de fevereiro de 2021

      47% dos novos diretores das grandes companhias são mulheres, diz estudo

      4 de janeiro de 2021

      Engajamento marca restaurante de imigrantes que tem até “think table”

      14 de dezembro de 2020
  • Sustentabilidade
    • iFood comemora 35 milhões de entregas não-poluentes e 130 pedidos sem plástico

      28 de março de 2022

      SEC cria novas obrigações de informações climáticas de empresas

      22 de março de 2022

      Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros acredita que ainda é possível reverter os impactos climáticos

      17 de março de 2022

      Iguatemi se une a Etiqueta Unica para estimular consumo consciente na moda

      4 de março de 2022

      Airbus em parceria com a Safran e GE vão testar motor a hidrogênio produzir aeronaves com zero emissões até 2035

      25 de fevereiro de 2022
  • Cenários
    • Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022

      NielsenIQlEbit mostra alta de 107% nas vendas online de alimentos e bebidas

      30 de março de 2022

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022
  • Vida de Empresa na CBN
    • Como a pandemia transformou os planos de contingência das empresas

      16 de julho de 2020

      Como novos planejamentos urbanos podem ajudar o mundo no pós-pandemia

      7 de julho de 2020

      Por que a comunicação é fator-chave para o sucesso do “Green Deal” europeu

      2 de julho de 2020

      Mais que adaptações temporárias, pandemia fará mudanças permanentes nas empresas

      23 de junho de 2020

      Mudanças em currículos podem reduzir discriminação em contratações

      16 de junho de 2020
LogoPulses PRO
  • Home
  • Liderança
    • Liderança

      Mediação pode solucionar conflitos em empresas familiares

      25 de março de 2022
      Liderança

      Nestlé oferece empatia e acolhimento com Projeto Supera

      28 de julho de 2021
      Cenários

      Maioria dos empresários brasileiros acredita em retomada de seus setores em até um ano depois da vacinação

      31 de maio de 2021
      Liderança

      Movimento busca alavancar pequenos negócios

      24 de maio de 2021
      Liderança

      Fiergs lança portal para “diagnóstico” de indústria 4.0

      6 de maio de 2021
  • Inovação
    • Inovação

      PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022
      Inovação

      Mondelēz Brasil investe R$ 1 milhão em programa de inovação aberta

      18 de abril de 2022
      Cenários

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022
      Inovação

      Empresa investe em uniformes recicláveis para chamar a atenção sobre reciclagem de têxteis

      15 de fevereiro de 2022
      Inovação

      Nove em cada dez pequenos negócios usam Pix

      14 de janeiro de 2022
  • Pessoas
    • Cenários

      Executivos brasileiros estão entre os mais pressionados do mundo, diz Linkedin

      18 de novembro de 2021
      Pessoas

      Modelo híbrido é o preferido para pós-pandemia para mais da metade dos trabalhadores, diz pesquisa

      8 de abril de 2021
      Inovação

      Parceria entre Globant e Mercado Livre busca reduzir déficit de profissionais de TI

      12 de fevereiro de 2021
      Liderança

      47% dos novos diretores das grandes companhias são mulheres, diz estudo

      4 de janeiro de 2021
      Pessoas

      Engajamento marca restaurante de imigrantes que tem até “think table”

      14 de dezembro de 2020
  • Sustentabilidade
    • Sustentabilidade

      iFood comemora 35 milhões de entregas não-poluentes e 130 pedidos sem plástico

      28 de março de 2022
      Sustentabilidade

      SEC cria novas obrigações de informações climáticas de empresas

      22 de março de 2022
      Sustentabilidade

      Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros acredita que ainda é possível reverter os impactos climáticos

      17 de março de 2022
      Cenários

      Iguatemi se une a Etiqueta Unica para estimular consumo consciente na moda

      4 de março de 2022
      Sustentabilidade

      Airbus em parceria com a Safran e GE vão testar motor a hidrogênio produzir aeronaves com zero emissões até 2035

      25 de fevereiro de 2022
  • Cenários
    • Cenários

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022
      Cenários

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022
      Cenários

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022
      Cenários

      NielsenIQlEbit mostra alta de 107% nas vendas online de alimentos e bebidas

      30 de março de 2022
      Cenários

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022
  • Vida de Empresa na CBN
    • Vida de Empresa na CBN

      Como a pandemia transformou os planos de contingência das empresas

      16 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Como novos planejamentos urbanos podem ajudar o mundo no pós-pandemia

      7 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Por que a comunicação é fator-chave para o sucesso do “Green Deal” europeu

      2 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Mais que adaptações temporárias, pandemia fará mudanças permanentes nas empresas

      23 de junho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Mudanças em currículos podem reduzir discriminação em contratações

      16 de junho de 2020
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Cenários

Protestos mostram a empresas que combate ao racismo tem que ir além de criar hashtags

15 de junho de 2020
0
Share
Facebook
Twitter
WhatsApp
Linkedin
Email
    Protesto contra o racismo em Portland, cidade em que fica a sede americana da Adidas
    Protesto contra o racismo em Portland, cidade em que fica a sede americana da Adidas (Foto: Tito Texidor III)

    Leia também

    Em junho de 2019, uma reportagem do jornal The New York Times mostrou que, na sede americana da Adidas, em Portland, no estado do Oregon, menos de 4,5% dos 1,7 mil funcionários eram negros. Exatamente um ano depois, em junho de 2020, a marca alemã de produtos esportivos decidiu adotar uma política de cotas para novas contratações nos Estados Unidos: a empresa anunciou na última terça-feira (9/6) que 30% das vagas a serem preenchidas na América do Norte a partir de agora serão destinadas a candidatos negros ou hispânicos.

    • Atos contra o racismo já mudam as tecnologias de reconhecimento facial

    A decisão da Adidas é uma das mais recentes, e mais proeminentes, entre as anunciadas em meio à onde de protestos contra o racismo surgida nos EUA nas últimas semanas. No caso da marca alemã, a baixa proporção de trabalhadores negros é particularmente ilustrativa porque jovens negros são uma de suas principais bases de consumidores. Artistas e atletas negros – como a cantora Beyoncé, o jogador de basquete James Harden, do Houston Rockets, Candace Parker, jogadora do Los Angeles Sparks, também do basquete, e o rapper Kanye West – estão entre os principais garotos-propaganda da empresa, que tem associado fortemente sua imagem a astros negros desde os anos 80, quando o grupo de rap Run-DMC gravou a música My Adidas.

    • Saúde, romance e racismo: pesquisa mostra os efeitos da pandemia sobre nós

    Desde a morte do ex-segurança George Floyd na cidade americana de Minneapolis, no dia 27 de maio, os protestos contra o racismo se alastraram pelos EUA e chegaram também a outros países. Os atos criticam a abordagem da polícia (Floyd, que era negro, morreu depois que um policial branco pressionou seu pescoço com o joelho por quase nove minutos), mas também passaram a ser direcionados a empresas vistas pelo movimento Black Lives Matter (Vidas Negras Importam) como pouco ativas no combate às desigualdades e ao que os manifestantes consideram racismo sistêmico.

    “Os eventos das duas últimas semanas fizeram com que todos refletíssemos sobre o que podemos fazer para enfrentar as forças culturais e sistêmicas que sustentam o racismo”, disse o CEO da Adidas, Kasper Rorsted, no comunicado da última terça. “Tivemos que olhar para dentro de nós mesmos como indivíduos e da nossa organização e refletir sobre sistemas que prejudicam e silenciam a comunidade negra. Embora tenhamos falado sobre a importância da inclusão, precisamos fazer mais para criar um ambiente em que todos os nossos funcionários se sintam seguros, ouvidos e tenham a mesma oportunidade de progredir em suas carreiras.”

    • Em meio a protestos, marcas falam sobre racismo nos EUA

    A empresa também havia anunciado o investimento de US$ 20 milhões nos próximos quatro anos em iniciativas de apoio a comunidades negras. Posteriormente, a companhia ampliou o desembolso para US$ 120 milhões. A Adidas também informou que financiaria 50 bolsas de estudos por ano para funcionários negros em universidades parceiras.

    Impacto sobre os negócios

    Os protestos das últimas semanas mudaram a percepção do público sobre racismo e discriminação, o que explica, em parte, por que companhias que muitas vezes se limitam a criar hashtags em redes sociais em momentos de comoção social passaram a anunciar medidas mais efetivas. Segundo a empresa de pesquisas Civiqs, hoje, mais da metade dos americanos já é a favor do movimento Black Lives Matter: desde a morte de George Floyd, a fatia passou de 46% para 53%.

    Outra pesquisa, da Morning Consult, mostra que o público já exige que os líderes empresariais tomem partido nas discussões sobre racismo. Dos entrevistados, 81% disseram esperar que os CEOs manifestem apoio à igualdade racial e que suas empresas têm que assegurar processos igualitários de seleção de profissionais – e os executivos têm que detalhar como de fato será esse processo.

    • Atos contra o racismo lançam luz sobre desigualdades nas empresas

    Segundo o levantamento, quase 70% das mais de 11 mil pessoas entrevistadas entre maio e junho afirmaram que a maneira como um CEO reage a questões como o Black Lives Matter poderia afetar permanentemente sua decisão de compra. Se não estava claro antes, agora está: companhias que não agirem efetivamente no combate ao racismo tendem a perder mercado.

    “É preciso que as corporações não apenas emitam comunicados em que afirmam que elas valorizam vidas negras, mas que olhem de verdade para a maneira como estão estruturadas”, diz Magnus Ogunnaike, da organização de direitos civis Color of Change. Uma pista sobre essa estrutura aparece na lista das 500 maiores empresas americanas publicada pela revista Fortune: apenas quatro delas têm CEOs negros.

    • Tags
    • adidas
    • racismo
    Share
    Facebook
    Twitter
    WhatsApp
    Linkedin
    Email
      Artigo anteriorO que a alta de reservas no Airbnb diz sobre o turismo pós-pandemia
      Próximo artigoMudanças em currículos podem reduzir discriminação em contratações
      - Publicidade -

      Outras notícias

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022

      DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

      Por favor digite seu comentário!
      Por favor, digite seu nome aqui
      Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
      Por favor, digite seu endereço de e-mail aqui

      - Publicidade -

      Mais recentes

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022

      PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022

      Mondelēz Brasil investe R$ 1 milhão em programa de inovação aberta

      18 de abril de 2022
      LogoPulses PRO

      Powered by Imagem Corporativa.
      Copyright © 2020.

      Linkedin
      Twitter

      Sobre

      • Sobre
      • Contato

      Páginas

      • Liderança
      • Inovação
      • Pessoas
      • Sustentabilidade
      • Cenários
      • Vida de Empresa na CBN