Os eventos corporativos foram profundamente afetados pelas medidas de isolamento social impostas pelo novo coronavírus. Para além de serem fonte de informação, seminários, simpósios, feiras e outras atividades do gênero são também canais para reforçarmos a rede de contatos profissionais e construirmos novas relações. É possível fazer networking sem encontros presenciais?
Em artigo para a Harvard Business Review, dois especialistas no tema afirmam que sim. Alisa Cohn, consultora de executivos de grandes empresas, e Dorie Clark, estrategista de marketing e professor da escola de negócios da Duke University, contam ter identificado uma série de estratégias para criar conexões na pandemia – e detalham três delas. Abaixo, as sugestões da dupla:
Transforme eventos cancelados em encontros (virtuais) privados
O cancelamento de eventos não precisa significar necessariamente que os encontros que ocorreriam nesses locais não podem ocorrer de outra forma. Alisa Cohn e Dorie Clark sugerem uma nova olhada na programação de eventos a que você pretendia ir neste ano, mas que foram cancelados por causa da pandemia. Identifique entre cinco ou dez pessoas com as quais você gostaria de ter feito contato (sejam elas palestrantes na programação ou profissionais que estiveram no evento em edições anteriores), um ponto em comum entre vocês (o fato de terem estudado na mesma universidade, por exemplo) e faça contato por email ou em uma mensagem via LinkedIn.
Assim como você planejava convidar essa pessoa para um café em um dos intervalos do evento, faça o mesmo nesse contato, sugerem os autores. Mas, em vez de um encontro presencial, ele pode ser via Zoom.
Repense as limitações geográficas
Antes da adoção do trabalho remoto em escala global, estávamos habituados a manter mais ativos os contatos com pessoas fisicamente próximas de nós. Se, por um lado, é inviável hoje convidar alguém para uma conversa em uma happy hour, por outro, o isolamento nos lembra que podemos fazer esse convite a pessoas com as quais antes conversávamos mais raramente. O fato de elas morarem em outras cidades, estados ou mesmo países passa a ser um detalhe menor do que era antes da pandemia.
Convide executivos mais graduados para grupos de discussão
A crise atual levantou uma série de novas questões para os líderes empresariais, sejam elas o futuro do setor, a resposta da empresa a desafios específicos ou o futuro do trabalho no mundo. Esse debate pode ser feito em grupos informais (e, claro, virtuais). Se as primeiras conversas entre os participantes se mostrarem produtivas, para a próxima, considere chamar um executivo mais graduado (para ser um debatedor a mais ou apenas para fazer algumas considerações).
No mundo antes da covid-19, ter contato mais direto com um alto executivo de sua empresa poderia ser mais difícil, ou mesmo impossível. Agora, com todos em home office, o cenário é outro. Mas é importante não atropelar a cultura da empresa ao tomar essa iniciativa. Se a cultura da empresa exige uma consulta prévia com um superior imediato para fazer o convite, é preciso seguir esse protocolo.
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