Cottonbaby, de SC, cria manual de boas práticas corporativas na pandemia

0
60
Caminhão da frota da Cottonbaby participa da entrega de doações durante a pandemia
Caminhão da frota da Cottonbaby participa da entrega de doações durante a pandemia (Foto: divulgação)

O engajamento das empresas na crise do coronavírus tem ajudado a amenizar os efeitos da covid-19 sobre a vida das pessoas – e, por extensão, sobre toda a economia. Mas, além de as iniciativas não serem uniformes, há casos em que elas têm ficado pelo caminho. Em Santa Catarina, com uma série de ações positivas iniciada em março e ampliada desde então, uma empresa criou uma espécie de manual boas práticas corporativas na pandemia. O documento serve ao mesmo tempo de registro para a posteridade e inspiração para outras companhias.

Fabricante de produtos de higiene pessoal, cosméticos e linha infantil, a Cottonbaby, de São José, na Grande Florianópolis, não optou por uma ou outra ação positiva durante a pandemia. Entre doações de itens de higiene, como álcool gel, adaptações do ambiente de trabalho para aumentar a segurança dos funcionários e o compromisso de não demitir nos primeiros meses da crise, a empresa, criada há 27 anos, adotou todas as medidas.

E outras foram acrescentadas com o passar do tempo. Um exemplo: em abril, a Cottonbaby assinou o manifesto “Não Demita“, um compromisso voluntário que empresas de todo o país assumiram de não reduzir seus quadros ao menos até o dia 31 de maio. Quando aderiu ao movimento, a companhia tinha 245 funcionários. Em junho, mais 14 pessoas foram contratadas em regime CLT. Além disso, mais 40 representantes reforçaram o time comercial em um intervalo de 45 dias.

“Todas essas ações foram fundamentais para mantermos as atividades, principalmente da indústria, com toda a segurança que os nossos colaboradores precisam neste momento”, disse a coordenadora de desenvolvimento humano organizacional da Cottonbaby, Camila Koerich, em mensagem ao Vida de Empresa. “Também foram essenciais para fazermos a nossa parte diante da sociedade diminuindo as chances de contágio.”

Abaixo, um resumo das iniciativas adotadas pela Cottonbaby desde março. As ações estão todas reunidas no e-book criado pela empresa, disponível neste link.

– Produção de álcool em gel para doar a 17 entidades assistenciais (inicialmente, seriam 14 instituições, mas o número foi ampliado posteriormente);

– A linha de produção foi adaptada para que a empresa pudesse aumentar a entrega de itens considerados essenciais no combate ao coronavírus, como sabonetes líquidos, álcool em gel, lenços umedecidos antissépticos e também lenços umedecidos desinfetantes, de uso hospitalar;

– Doação de kits de seus produtos para dois projetos de assistência social;

– Os funcionários receberam máscaras e treinamento sobre como manter distanciamento dos colegas. Além disso, eles têm a temperatura corporal medida no início de cada turno;

– Toda a frota de caminhões da empresa foi colocada à disposição da Defesa Civil para a entrega de donativos no estado;

– Além de intensificar a limpeza e desinfecção das áreas comuns, a empresa instalou tapete desinfetante nas portas de entrada da fábrica e faz desinfecção diária dos ônibus fretados. Neste mês de julho, foram instaladas divisórias de acrílico no escritório e no refeitório para assegurar o distanciamento de quem está trabalhando presencialmente;

– A empresa assinou o manifesto “Não Demita”, com o qual se comprometeu a não desligar seus funcionários até o fim de maio. Após esse prazo, ela até já fez mais contratações;

– Criação da campanha #EuComproDoBrasil para estimular a indústria nacional durante a crise.

Clique aqui e leia no Vida de Empresa histórias sobre como as companhias estão enfrentando o coronavírus.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui