Três passos para tornar um negócio mais sustentável

Leia também

2020 foi um marco na vida de todos, mas para a economia o desafio parece ter sido ainda maior. Diante deste cenário, o Vida de Empresa compartilha aqui um resumo e um artigo do ambientalista, capitalista, minimalista e fundador e CEO da Palmetto (empresa inglesa de energia solar), Chris Kemper, listou algumas etapas para se tornar um negócio mais sustentável. Se sustentabilidade é a palavra chave para algumas empresas, para outras esse pode não ser a missão central e saber isso é parte importante da estratégia de negócios dos empresários.

Kemper destaca que o meio ambiente é apenas um aspecto do conceito de sustentabilidade, por isso avalia como fundamental o trabalho de educação ambiental para garantir resultados mais impactantes. De acordo com o empresário, assim como juros, toda redução de dano ambiental traz um resultado positivo para todo o mundo. Ele explica que a sustentabilidade é baseada em três pilares fundamentais: pessoas, planeta e lucros, cada um deles com igual peso e importância.

O fundador da Palmetto fala sobre os benefícios de focar na sustentabilidade, lembrando que ser sustentável não deve ser um objetivo para melhoria ou construção de imagem pública. Kemper lembra que ao adotar uma estratégia sustentável, uma empresa terá resultados significativos em todas as áreas do negócio a partir do engajamento e retenção de funcionários até a redução de despesas operacionais e impacto ambiental, sem falar no aumento do investimento

Essas são as sugestões de Kemper:

1 – Objetivos claros
Defina o que deseja e então avance a partir dos recursos disponíveis. Os empresários podem contar com recursos gratuitos para ajudá-los ao longo do caminho, como agências de consultoria que se especializam em parcerias com empresas maiores para implementar iniciativas e análises de sustentabilidade abrangentes. Exemplo disso é o B Lab que oferece uma ferramenta gratuita de “Avaliação de Impacto B” que mais de 50.000 empresas têm usado para medir seu impacto nos trabalhadores, na comunidade, no meio ambiente e nos clientes, além de comparar com milhares de outras empresas. As empresas ganham pontos por práticas que vão além das práticas comerciais padrão; portanto, em teoria, qualquer pontuação é uma boa pontuação. De acordo com o B Lab, a maioria das empresas marca entre 40 e 100 pontos dos 200 pontos disponíveis. Sua pontuação é um reflexo de seu compromisso em melhorar suas práticas de sustentabilidade.

2 – Planejamento
Se empreender é preciso, para manter a empresa de portas abertas é fundamental planejar. Colocar tudo no papel e dividir por etapas de execução, destacando as prioridades. Kemper lembra que para construir um plano de sustentabilidade é necessário alinhar suas iniciativas à missão e aos valores de sua empresa e direcionar a atenção e os recursos nas categorias que mais importam para o negócio.

3. Engajamento
Aderir ao modelo de negócio sustentável precisa de parceria entre gestão e colaboradores. Os funcionários precisam saber o que a empresa representa e qual impacto essa organiza deseja ter. Para isso, será necessário adotar um modelo de comunicação contínua para reforçar os objetivos e fazer com que todos colaborem para chegar aos objetivos. Definir metas e sempre manter reports atualizados é fundamental.

- Publicidade -

Outras notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais recentes

Fitch: Volta do crescimento não é suficiente para reparar as finanças públicas da América Latina

A Fitch Ratings publicou nesta terça-feira um relatório que serve de alerta para os países e empresas da região:  a retomada do crescimento econômico...

Como manter sua equipe motivada no home office?

Há um ano o trabalho remoto era um desafio para a sobrevivência de empresas e negócios no início da pandemia. A transição para o...

Autenticidade e transparência são chave nas crises de comunicação em tempos de redes sociais, dizem especialistas

Em um mundo de ativismo global e repercussões em tempo real, estar prevenido quanto aos eventuais problemas decorrentes de crises em um negócio é...

Modelo híbrido é o preferido para pós-pandemia para mais da metade dos trabalhadores, diz pesquisa

Como será o trabalho no pós-pandemia? Muitas instituições estão pesquisando e propondo modelos, dos mais diversos. A consultoria americana McKinsey & Company apresentou uma...

Estudo aponta a bioindústria como caminho para desenvolvimento sustentável da Amazônia

Há caminho para o desenvolvimento com sustentabilidade, e ele passa por pesquisa, desenvolvimento e pela bioindústria. Esta é a conclusão do estudo “Amazônia e...