Nesta semana, Luiza Helena Trajano, da Magazine Luiza e do Grupo Mulheres do Brasil, anunciou a campanha “Unidos pela Vacina”, que visa ter o imunizante contra a Covid-19 para todos os brasileiros até setembro. A meta ousada prevê a participação da sociedade civil na solução de problemas, não com a compra de doses. Para saber com as empresas pode participar, Vida de Empresa conversou com Marisa Cesar, CEO do Grupo Mulheres do Brasil. Veja abaixo a entrevista:
Como o setor empresarial pode fazer a diferença?
Temos a participação de mais de 400 pessoas participando, sendo mais de 200 empresários, como Cristina Potomati (Lukscolor), Walter Schalka (Suzano), Eduardo Melzer (EB Capital), Marcelo Silva (IDV), Paulo Kakinoff (Gol), Betania Tanure (BTA), Jose Carlos Brega (Whirlpool), entre tantos outros, que estão ativamente na coordenação do movimento dialogando com o poder público – Governo Federal, governo estadual e municípios. Em um outro grupo de Logística, Armazenamento e Insumos estamos mapeando as necessidades da cadeia produtiva da vacina, contamos também com grupos transversais de Comunicação, Parcerias, Jurídico.
A pandemia serviu para mostrar que as empresas precisam de engajamento social?
Sim. Este é o típico exemplo de um movimento social em prol da vida dos brasileiros, que une diversos concorrentes por um único objetivo – eliminar a perda de vidas. Aqui todos são iguais, sem distinção e é maravilhoso ver essa união. A Covid-19 mostrou a necessidade de mudança de comportamento. Existe uma nova forma de atuação, de pensar no próximo, na sociedade como um todo.
Qual pode ser a participação de pequenas e microempresas?
Aqui temos todos os tipos de participantes, sem distinção, todos são bem-vindos. Quem quiser contribuir, arregaçar as mangas e buscar soluções para que a vacina chegue mais rápido a todos, está convidado a estar conosco. Nosso grupo e apartidário, e aqui é proibido reclamar e tentar achar culpados, o objetivo é imunizar o maior número de brasileiros até setembro.