• Home
  • Liderança
  • Inovação
  • Pessoas
  • Sustentabilidade
  • Cenários
  • Vida de Empresa na CBN
Buscar
LogoVida de Empresa
Vida de EmpresaVida de Empresa
  • Sobre
  • Contato
type here...
Linkedin
Twitter
LogoVida de Empresa
  • Home
  • Liderança
    • Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022

      Mediação pode solucionar conflitos em empresas familiares

      25 de março de 2022

      Nestlé oferece empatia e acolhimento com Projeto Supera

      28 de julho de 2021

      Maioria dos empresários brasileiros acredita em retomada de seus setores em até um ano depois da vacinação

      31 de maio de 2021

      Movimento busca alavancar pequenos negócios

      24 de maio de 2021
  • Inovação
    • PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022

      Mondelēz Brasil investe R$ 1 milhão em programa de inovação aberta

      18 de abril de 2022

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022

      Empresa investe em uniformes recicláveis para chamar a atenção sobre reciclagem de têxteis

      15 de fevereiro de 2022

      Nove em cada dez pequenos negócios usam Pix

      14 de janeiro de 2022
  • Pessoas
    • Executivos brasileiros estão entre os mais pressionados do mundo, diz Linkedin

      18 de novembro de 2021

      Modelo híbrido é o preferido para pós-pandemia para mais da metade dos trabalhadores, diz pesquisa

      8 de abril de 2021

      Parceria entre Globant e Mercado Livre busca reduzir déficit de profissionais de TI

      12 de fevereiro de 2021

      47% dos novos diretores das grandes companhias são mulheres, diz estudo

      4 de janeiro de 2021

      Engajamento marca restaurante de imigrantes que tem até “think table”

      14 de dezembro de 2020
  • Sustentabilidade
    • iFood comemora 35 milhões de entregas não-poluentes e 130 pedidos sem plástico

      28 de março de 2022

      SEC cria novas obrigações de informações climáticas de empresas

      22 de março de 2022

      Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros acredita que ainda é possível reverter os impactos climáticos

      17 de março de 2022

      Iguatemi se une a Etiqueta Unica para estimular consumo consciente na moda

      4 de março de 2022

      Airbus em parceria com a Safran e GE vão testar motor a hidrogênio produzir aeronaves com zero emissões até 2035

      25 de fevereiro de 2022
  • Cenários
    • Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022

      CEPAL avalia os impactos da guerra na Ucrânia na economia da América Latina e Caribe

      7 de junho de 2022

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022
  • Vida de Empresa na CBN
    • Como a pandemia transformou os planos de contingência das empresas

      16 de julho de 2020

      Como novos planejamentos urbanos podem ajudar o mundo no pós-pandemia

      7 de julho de 2020

      Por que a comunicação é fator-chave para o sucesso do “Green Deal” europeu

      2 de julho de 2020

      Mais que adaptações temporárias, pandemia fará mudanças permanentes nas empresas

      23 de junho de 2020

      Mudanças em currículos podem reduzir discriminação em contratações

      16 de junho de 2020
LogoPulses PRO
  • Home
  • Liderança
    • Cenários

      Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022
      Liderança

      Mediação pode solucionar conflitos em empresas familiares

      25 de março de 2022
      Liderança

      Nestlé oferece empatia e acolhimento com Projeto Supera

      28 de julho de 2021
      Cenários

      Maioria dos empresários brasileiros acredita em retomada de seus setores em até um ano depois da vacinação

      31 de maio de 2021
      Liderança

      Movimento busca alavancar pequenos negócios

      24 de maio de 2021
  • Inovação
    • Inovação

      PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022
      Inovação

      Mondelēz Brasil investe R$ 1 milhão em programa de inovação aberta

      18 de abril de 2022
      Cenários

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022
      Inovação

      Empresa investe em uniformes recicláveis para chamar a atenção sobre reciclagem de têxteis

      15 de fevereiro de 2022
      Inovação

      Nove em cada dez pequenos negócios usam Pix

      14 de janeiro de 2022
  • Pessoas
    • Cenários

      Executivos brasileiros estão entre os mais pressionados do mundo, diz Linkedin

      18 de novembro de 2021
      Pessoas

      Modelo híbrido é o preferido para pós-pandemia para mais da metade dos trabalhadores, diz pesquisa

      8 de abril de 2021
      Inovação

      Parceria entre Globant e Mercado Livre busca reduzir déficit de profissionais de TI

      12 de fevereiro de 2021
      Liderança

      47% dos novos diretores das grandes companhias são mulheres, diz estudo

      4 de janeiro de 2021
      Pessoas

      Engajamento marca restaurante de imigrantes que tem até “think table”

      14 de dezembro de 2020
  • Sustentabilidade
    • Sustentabilidade

      iFood comemora 35 milhões de entregas não-poluentes e 130 pedidos sem plástico

      28 de março de 2022
      Sustentabilidade

      SEC cria novas obrigações de informações climáticas de empresas

      22 de março de 2022
      Sustentabilidade

      Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros acredita que ainda é possível reverter os impactos climáticos

      17 de março de 2022
      Cenários

      Iguatemi se une a Etiqueta Unica para estimular consumo consciente na moda

      4 de março de 2022
      Sustentabilidade

      Airbus em parceria com a Safran e GE vão testar motor a hidrogênio produzir aeronaves com zero emissões até 2035

      25 de fevereiro de 2022
  • Cenários
    • Cenários

      Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022
      Cenários

      CEPAL avalia os impactos da guerra na Ucrânia na economia da América Latina e Caribe

      7 de junho de 2022
      Cenários

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022
      Cenários

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022
      Cenários

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022
  • Vida de Empresa na CBN
    • Vida de Empresa na CBN

      Como a pandemia transformou os planos de contingência das empresas

      16 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Como novos planejamentos urbanos podem ajudar o mundo no pós-pandemia

      7 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Por que a comunicação é fator-chave para o sucesso do “Green Deal” europeu

      2 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Mais que adaptações temporárias, pandemia fará mudanças permanentes nas empresas

      23 de junho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Mudanças em currículos podem reduzir discriminação em contratações

      16 de junho de 2020
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Cenários

McKinsey: as lições das Bolsas após um ano da pandemia, com 80% dos setores ‘recuperados’

11 de março de 2021
0
Share
Facebook
Twitter
WhatsApp
Linkedin
Email
    Ano foi de forte movimentação no mercado acionário, mas dá lições para empresas . (Foto: Austin Distel/unplash)

    Leia também

    Há um ano, quando a OMS oficialmente decretava que o mundo estava em uma pandemia, as bolsas de valores reagiram na medida. As quedas foram bruscas, com circuit breaker em série por todo o planeta, e em muitos mercados as quedas superaram a quebra de 1929. Porém a recuperação surpreendeu e hoje muitos dos mercados superaram os picos anteriores ao novo coronavírus. No entanto, isso ocorreu de forma muito desequilibrada entre diferentes setores.

    Um estudo da consultoria americana McKinsey com dados das cinco mil maiores empresas do mundo apresenta um dado surpreendente: 80% delas recuperaram totalmente as perdas causadas pela Covid-19 em um ano. Agrupando as companhias em setores, apenas cinco continuam com desempenho aquém da pandemia: aeroespacial e defesa; telecom; óleo e gás; setor imobiliário e serviços públicos. Três estão praticamente empatando com o período pré-crise sanitária: seguros, turismo e bancos.

    Mas em 21 deles o cenário é de valorização maior que há um ano, em alguns casos superando os 50% de valorização. São eles: transporte e infraestrutura; alimentos e bebidas; serviços prestados às empresas; serviços financeiros; bens pessoais e de escritório; fármacos e biotecnologia; conglomerados; Suprimentos de saúde; vestuário, moda e luxo; varejo; alta tecnologia; serviços do consumidor; commodities; produtos químicos; tecnologia médica; automotivo; logística e comércio; eletrônica avançada; meios de comunicação e serviços de saúde. Neste último setor, que se beneficiou da crise sanitária, as empresas analisadas pela consultoria hoje valem 50% mais que há um ano. 

    Para a McKinsey, a pandemia acelerou algumas tendências econômicas que já existiam, como a valorização do e-commerce, das plataformas de serviço e o home office.

    “Um olhar sobre as tendências que impulsionam a economia hoje mostra um padrão de grande aceleração: surgiram poucas novas tendências no último ano, muito menos para reverter a direção de antes da pandemia. Porém muitas tendências foram aceleradas. Compras online, educação remota, telemedicina, e mesmo tensões geopolíticas não são novas, mas a crise do COVID-19 intensificou esses forças como um terremoto liberando energia reprimida”, afirma o relatório.

    Mesmo nos setores mais prejudicados há algumas empresas “vencedoras”, que conseguiram se adaptar mais rápido à aceleração das transformações.

    “Por exemplo, embora a indústria de restaurantes tenha sofrido fortemente durante a pandemia, a Domino’s Pizza ampliou o  retorno aos acionistas em 26%, graças à sua tecnologia avançada e seu modelo de negócios, com capacidade de aumentar rapidamente a entrega de alimentos. Da mesma forma, a Peloton, fabricante de bicicletas ergométricas que estava forte na internet, viu o valor de suas ações aumentar mais de cinco vezes, mesmo como o mais tradicional de seus clientes, as academias lutando contra as restrições de funcionamento”.

    Além da tecnologia e de entender o novo comportamento dos consumidores, estar alinhado aos grandes temas mundiais ajudaram as companhias, de acordo com a consultoria. “A importância cada vez maior da sustentabilidade também pode ser visto nas muitas empresas de energia renovável que oferecem retornos sólidos, enquanto o serviços públicos e setores de petróleo e gás diminuíram em valor global”, informou a McKinsey.

    “O desempenho do mercado de ações no ano passado envia sinais claros sobre onde os líderes de negócios devem concentrar suas energias nos próximos meses. Reimaginem o mundo do outro lado do túnel. Os líderes empresariais precisam de uma visão para o futuro pós-Covid-19, construindo vários cenários para conta para a incerteza contínua”, afirma o relatório.

    Segundo o levantamento, análises de crises anteriores mostram que nem sempre o a forma como uma empresa sai de uma recessão é determinante para o seu futuro. Para a consultoria, quem sai forte continua tendo desempenho superior, enquanto os aqueles negócios que não se saíram bem continuam mais atrasados. Portanto, 2021 é representativo em termos estratégicos, pois pode ser a oportunidade de obter um salto sobre os concorrentes. 

    • Tags
    • bolsas
    • concorrência
    • e-commercer
    • empresas
    • estratégia
    • mercado
    • novo coronavirus
    • pandemia
    • tecnologia
    Share
    Facebook
    Twitter
    WhatsApp
    Linkedin
    Email
      Artigo anteriorMesmo com retomada baseada em vacinas, serviços de entrega devem crescer ainda mais no mundo 
      Próximo artigoPesquisa mostra que executivos brasileiros estão mais otimistas com retomada da economia que média global
      - Publicidade -

      Outras notícias

      Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022

      CEPAL avalia os impactos da guerra na Ucrânia na economia da América Latina e Caribe

      7 de junho de 2022

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

      Por favor digite seu comentário!
      Por favor, digite seu nome aqui
      Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
      Por favor, digite seu endereço de e-mail aqui

      - Publicidade -

      Mais recentes

      Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022

      CEPAL avalia os impactos da guerra na Ucrânia na economia da América Latina e Caribe

      7 de junho de 2022

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022
      LogoPulses PRO

      Powered by Imagem Corporativa.
      Copyright © 2020.

      Linkedin
      Twitter

      Sobre

      • Sobre
      • Contato

      Páginas

      • Liderança
      • Inovação
      • Pessoas
      • Sustentabilidade
      • Cenários
      • Vida de Empresa na CBN