Brasileiros apostam em novos meios de pagamento 

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Com a pandemia de Covid-19 os negócios foram forçados a expandir de maneira mais rápida seus canais de venda on-line, um crescimento de 41% no volume de vendas de 2020, na comparação com 2019, segundo  a Ebit|Nielsen. Junto com esse avanço para o meio digital, observou-se a expansão dos novos modelos de pagamento, conforme indicou a pesquisa Mastercard New Payments Index, realizado em 18 mercados em todo o mundo, pela qual 77% dos entrevistados brasileiros disseram ter testado uma nova forma de pagar no último ano que não teriam usado se não fosse pelas imposições da pandemia. Além disso, 83% dos respondentes afirmaram estar mais abertos para novas formas de pagamento agora do que estavam há um ano.

De acordo com o levantamento da Mastercard, os consumidores brasileiros revelaram que 2020 foi um período em que entraram em contato com novas formas de consumir. Mais de 30% realizaram compras on-line e retiraram seus pedidos pessoalmente (pick-up) pela primeira vez, enquanto 29% testaram comprar algo via aplicativos de redes sociais (como Instagram ou Facebook).

Cerca de 60% dos entrevistados revelaram que estão usando com mais frequência aplicativos de delivery de comida, enquanto 59% estão comprando mais por meio de marketplaces on-line e 57% realizaram mais compras em lojas digitais no último ano.

Essa tendência também foi registrada em um estudo realizado pelo EBANX, fintech de pagamentos com atuação em toda a América Latina, que mostrou o avanço das carteiras digitais entre os consumidores da América Latina sem relacionamento com bancos: quase 75% das compras feitas com e-wallets, no Brasil, são de novos clientes, que nunca haviam comprado nesses estabelecimentos antes. 

A fintech já atende a mais de 50 milhões de pessoas em toda a América Latina, com a oferta de seis carteiras digitais.  Sendo o Brasil o quarto maior mercado de carteiras digitais do mundo.  

“Com a digitalização forçada pela pandemia, as carteiras digitais se tornaram um dos principais métodos de pagamento na América Latina. Eles oferecem a comodidade de fazer transações financeiras com apenas um toque, com uma ótima experiência de compra para o usuário final”, afirma Erika Daguani, diretora de Produto B2B do EBANX.

Pelo estudo da Mastercar, um ano após o início da pandemia da COVID-19, a tecnologia de pagamentos por aproximação mostrou força – somente no primeiro trimestre de 2021, a Mastercard viu 1 bilhão de transações por aproximação a mais em todo o mundo em comparação com o mesmo período de 2020, com um maior impulso particularmente em mercados emergentes para este método como os EUA e o Brasil.

Daqueles que já realizavam pagamentos por aproximação, 60% disseram ter utilizado esse método com mais frequência no último ano, enquanto entre os usavam QRcodes, 51% afirmaram que os utilizaram com mais frequência

Quando questionados sobre motivos que os levariam a testar novos métodos de pagamento, os consumidores brasileiros destacaram que ganho de tempo (58%) e evitar o uso do dinheiro (55%) são os aspectos mais importantes.

“A transformação digital tornou-se um imperativo e isso acelerou as exigências da sociedade. Hoje, para oferecer a escolha e a flexibilidade que os consumidores precisam – e esperam – os comerciantes e varejistas precisam oferecer uma ampla gama de soluções de pagamento que sejam simples, rápidas e seguras. Conforme olhamos para o futuro, precisamos continuar a habilitar todas as opções, tanto na loja física quanto on-line, para fazer com que a economia digital funcione para todos”, afirmou Estanislau Bassols, gerente-geral da Mastercard.

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