Parceria garante coleta de resíduo de óleo vegetal para transformação em biocombustível

Leia também

Contribuir para a redução dos danos ao meio ambiente e melhorar sua performance em prol da preservação ambiental vem sendo uma das principais metas das empresas. De olho nisso, a construção de parcerias entre os setores produtivo, de consumo e sociedade ganham força, caso da Cargill, por meio de sua marca de óleo Liza, que passará a coletar o óleo e a gordura residual de 75 unidades da rede Outback e Abbraccio. Por meio do programa Ação Renove Meio Ambiente, os restaurantes vão poder rastrear a destinação de cada litro descartado por meio de programa exclusivo, além de serem remunerados pelo resíduo recolhido.

De acordo com as informações da Cargill, serão oferecidos materiais de comunicação, certificação de empresas coletoras e sistema de rastreamento e gestão online para os restaurantes. Além disso, os funcionários de todas as unidades receberão treinamento específico para conhecerem as empresas coletoras credenciadas e a forma correta de descartar o óleo utilizado na cozinha a fim de evitar os impactos ambientais causados pelo descarte incorreto do material. Todo o resíduo coletado será transformado em matéria prima para produção de produtos sustentáveis, como o biodiesel.

“O Programa Ação Renove o Meio Ambiente é um grande exemplo de Economia Circular! Vendemos o produto e somos responsáveis pela coleta do resíduo gerado, transformando em matéria prima para outro produto!”, explica Marcio Barela, coordenador de Sustentabilidade.

Ele destaca que essa iniciativa é mais um passo no sentido de tornar as  cadeias de fornecimento ainda mais sustentáveis.

“O cuidado com o descarte correto do óleo utilizado em nossas cozinhas é de extrema importância para a existência de uma cadeia sustentável de produção. Esse pilar está alinhado à nossa missão de oferecer experiências incríveis aos nossos consumidores, sempre prezando pelo cuidado e responsabilidade em todas as etapas”, comenta Rafael Gentile, Gerente de Supply Chain da Bloomin’ Brands.

O programa Renove o Meio Ambiente foi criado em 2010 com o objetivo de oferecer ao consumidor uma alternativa prática e sustentável para o descarte ambientalmente correto do óleo de cozinha usado. A iniciativa articula parcerias com redes de supermercados, empresas e ONGs para implantação de mais de 1.300 pontos de coleta de óleo residual em dezessete estados brasileiros. Além desses locais, o programa está presente em mais de 300 escolas pelo país, onde através de um projeto dedicado à educação e conscientização ambiental. Desde sua implantação, o Programa Ação Renove já arrecadou mais de 6 milhões de litros de óleo residual.

- Publicidade -

Outras notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais recentes

Startups de energia receberam só neste ano 78% do total de investimentos no setor desde 2015

No ano de uma das piores crises hídricas do Brasil com consequências sobre a produção de energia, as startups do setor já receberam R$...

Nestlé oferece empatia e acolhimento com Projeto Supera

As empresas têm de lidar a todo momento com os impactos ainda presentes da pandemia. Um dos mais complexos é o luto de quem...

Pesquisa mostra que líderes empresariais esperam garantir ganhos de sustentabilidade e mudanças climáticas

Uma pesquisa realizada pela KPMG neste ano com 500 CEOs globais de consumo e varejo,mostra que 92% deles desejam garantir os ganhos de sustentabilidade...

Reino Unido deve ter mais investimentos estatal para ampliar oferta de carregadores para carros elétricos nas ruas

O Reino Unido foi a primeira região do mundo a anunciar que a partir de 2030 não serão mais comercializados veículos a combustão fóssil,...

Extra investe em empreendimentos liderados por mulheres negras de periferias do Brasil

Criado em 2020 para apoiar empreendimentos de mulheres negras periféricas e contribuir para a manutenção dos seus negócios, o projeto da rede Extra, por...