Nestlé oferece empatia e acolhimento com Projeto Supera

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As empresas têm de lidar a todo momento com os impactos ainda presentes da pandemia. Um dos mais complexos é o luto de quem perdeu familiares e amigos. Pensando nisso, algumas empresas criaram iniciativas para auxiliar não apenas seus colaboradores, mas a comunidade nas quais estão inseridos. Uma delas é a Nestlé, que criou o “Projeto Supera”, conduzido pela House of Feelings (primeira escola de sentimentos do mundo). 

A ação prevê a realização de encontros para um universo de 56 mil vidas para ajudar a lidar com o luto causado pelas perdas com a Covid-19.  Já são mais de 550 mil vítimas apenas no Brasil, e um dos aspectos mais complexos dessa crise sanitária e humanitária, além das perdas em massa,  são as dificuldades de se despedir das pessoas e as restrições aos rituais funerários, tornando incompleta a experiência de luto.

De acordo com a Nestlé, a ideia é mostrar aos seus colaboradores que a empresa estende a sua responsabilidade às pessoas do convívio mais próximo desses trabalhadores, como os parentes. 

“Nosso compromisso é de ajudar a gerenciar essa dor, respeitando o momento e trazendo acolhimento, para que seja menos doloroso”, explica Katia Regina, gerente de Benefícios e Bem-estar da Nestlé.

O projeto consiste na realização de encontros em tom leve de orientação dos quais participam colaboradores e familiares, onde eles têm a oportunidade de expor seus sentimentos, contando suas experiências.

“Nenhum de nós está preparado para falar sobre a morte. A proposta deste encontro é dar espaço para falar sobre o que dói é trocar o medo do desconhecido por respeito” explica uma das sócias da House of Feelings, Virginia Planet, sobre o objetivo do encontro.

“Estamos criando uma rede de apoio para ajudar as pessoas a passarem por esses tempos tão difíceis. Não temos como objetivo minimizar a dor, já que cada um tem o seu momento. Queremos mostrar acolhimento e empatia, não julgando o momento de cada um”, conta Katia.

Depois de realizadas algumas sessões, o sentimento quase que geral era de satisfação e muitos dos que estavam presentes gostariam de compartilhar o momento que estavam passando. Uma pesquisa de satisfação foi feita e a classificação média foi de 4.57 estrelas, entre cinco estrelas.

Segundo a Nestlé, outros encontros devem acontecer e devem contar com colaboradores da área de vendas, repositores e merchandising. A ação é uma resposta que busca fortalecer a rede de apoio de todos.

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