• Home
  • Liderança
  • Inovação
  • Pessoas
  • Sustentabilidade
  • Cenários
  • Vida de Empresa na CBN
Buscar
LogoVida de Empresa
Vida de EmpresaVida de Empresa
  • Sobre
  • Contato
type here...
Linkedin
Twitter
LogoVida de Empresa
  • Home
  • Liderança
    • Mediação pode solucionar conflitos em empresas familiares

      25 de março de 2022

      Nestlé oferece empatia e acolhimento com Projeto Supera

      28 de julho de 2021

      Maioria dos empresários brasileiros acredita em retomada de seus setores em até um ano depois da vacinação

      31 de maio de 2021

      Movimento busca alavancar pequenos negócios

      24 de maio de 2021

      Fiergs lança portal para “diagnóstico” de indústria 4.0

      6 de maio de 2021
  • Inovação
    • PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022

      Mondelēz Brasil investe R$ 1 milhão em programa de inovação aberta

      18 de abril de 2022

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022

      Empresa investe em uniformes recicláveis para chamar a atenção sobre reciclagem de têxteis

      15 de fevereiro de 2022

      Nove em cada dez pequenos negócios usam Pix

      14 de janeiro de 2022
  • Pessoas
    • Executivos brasileiros estão entre os mais pressionados do mundo, diz Linkedin

      18 de novembro de 2021

      Modelo híbrido é o preferido para pós-pandemia para mais da metade dos trabalhadores, diz pesquisa

      8 de abril de 2021

      Parceria entre Globant e Mercado Livre busca reduzir déficit de profissionais de TI

      12 de fevereiro de 2021

      47% dos novos diretores das grandes companhias são mulheres, diz estudo

      4 de janeiro de 2021

      Engajamento marca restaurante de imigrantes que tem até “think table”

      14 de dezembro de 2020
  • Sustentabilidade
    • iFood comemora 35 milhões de entregas não-poluentes e 130 pedidos sem plástico

      28 de março de 2022

      SEC cria novas obrigações de informações climáticas de empresas

      22 de março de 2022

      Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros acredita que ainda é possível reverter os impactos climáticos

      17 de março de 2022

      Iguatemi se une a Etiqueta Unica para estimular consumo consciente na moda

      4 de março de 2022

      Airbus em parceria com a Safran e GE vão testar motor a hidrogênio produzir aeronaves com zero emissões até 2035

      25 de fevereiro de 2022
  • Cenários
    • Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022

      NielsenIQlEbit mostra alta de 107% nas vendas online de alimentos e bebidas

      30 de março de 2022

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022
  • Vida de Empresa na CBN
    • Como a pandemia transformou os planos de contingência das empresas

      16 de julho de 2020

      Como novos planejamentos urbanos podem ajudar o mundo no pós-pandemia

      7 de julho de 2020

      Por que a comunicação é fator-chave para o sucesso do “Green Deal” europeu

      2 de julho de 2020

      Mais que adaptações temporárias, pandemia fará mudanças permanentes nas empresas

      23 de junho de 2020

      Mudanças em currículos podem reduzir discriminação em contratações

      16 de junho de 2020
LogoPulses PRO
  • Home
  • Liderança
    • Liderança

      Mediação pode solucionar conflitos em empresas familiares

      25 de março de 2022
      Liderança

      Nestlé oferece empatia e acolhimento com Projeto Supera

      28 de julho de 2021
      Cenários

      Maioria dos empresários brasileiros acredita em retomada de seus setores em até um ano depois da vacinação

      31 de maio de 2021
      Liderança

      Movimento busca alavancar pequenos negócios

      24 de maio de 2021
      Liderança

      Fiergs lança portal para “diagnóstico” de indústria 4.0

      6 de maio de 2021
  • Inovação
    • Inovação

      PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022
      Inovação

      Mondelēz Brasil investe R$ 1 milhão em programa de inovação aberta

      18 de abril de 2022
      Cenários

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022
      Inovação

      Empresa investe em uniformes recicláveis para chamar a atenção sobre reciclagem de têxteis

      15 de fevereiro de 2022
      Inovação

      Nove em cada dez pequenos negócios usam Pix

      14 de janeiro de 2022
  • Pessoas
    • Cenários

      Executivos brasileiros estão entre os mais pressionados do mundo, diz Linkedin

      18 de novembro de 2021
      Pessoas

      Modelo híbrido é o preferido para pós-pandemia para mais da metade dos trabalhadores, diz pesquisa

      8 de abril de 2021
      Inovação

      Parceria entre Globant e Mercado Livre busca reduzir déficit de profissionais de TI

      12 de fevereiro de 2021
      Liderança

      47% dos novos diretores das grandes companhias são mulheres, diz estudo

      4 de janeiro de 2021
      Pessoas

      Engajamento marca restaurante de imigrantes que tem até “think table”

      14 de dezembro de 2020
  • Sustentabilidade
    • Sustentabilidade

      iFood comemora 35 milhões de entregas não-poluentes e 130 pedidos sem plástico

      28 de março de 2022
      Sustentabilidade

      SEC cria novas obrigações de informações climáticas de empresas

      22 de março de 2022
      Sustentabilidade

      Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros acredita que ainda é possível reverter os impactos climáticos

      17 de março de 2022
      Cenários

      Iguatemi se une a Etiqueta Unica para estimular consumo consciente na moda

      4 de março de 2022
      Sustentabilidade

      Airbus em parceria com a Safran e GE vão testar motor a hidrogênio produzir aeronaves com zero emissões até 2035

      25 de fevereiro de 2022
  • Cenários
    • Cenários

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022
      Cenários

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022
      Cenários

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022
      Cenários

      NielsenIQlEbit mostra alta de 107% nas vendas online de alimentos e bebidas

      30 de março de 2022
      Cenários

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022
  • Vida de Empresa na CBN
    • Vida de Empresa na CBN

      Como a pandemia transformou os planos de contingência das empresas

      16 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Como novos planejamentos urbanos podem ajudar o mundo no pós-pandemia

      7 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Por que a comunicação é fator-chave para o sucesso do “Green Deal” europeu

      2 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Mais que adaptações temporárias, pandemia fará mudanças permanentes nas empresas

      23 de junho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Mudanças em currículos podem reduzir discriminação em contratações

      16 de junho de 2020
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
CenáriosSustentabilidade

Pesquisa da CNI avalia ações concretas de sustentabilidade das indústrias

29 de outubro de 2021
0
Share
Facebook
Twitter
WhatsApp
Linkedin
Email
    Sustentabilidade em foco. (Foto: Daniel Wiadro via Unsplash)

    Leia também

    Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) revelou que 9 em cada 10 indústrias de médio e grande porte evitam desperdício de água e energia. De acordo com o levantamento, 98% das empresas adotam pelo menos uma ação de sustentabilidade e 63% delas pretendem ampliar os investimentos na área nos próximos dois anos. Os resultados foram divulgados às vésperas do começo da conferência do clima, COP 26, que começa dia 31 de outubro em Glasgow, e mostram quais ações concretas estão sendo tomadas no país pelas indústrias.
    Considerando o estágio atual do ambiente de negócios no Brasil, 94% dos 500 executivos entrevistados enxergam oportunidades nas ações de sustentabilidade. Outro dado que mostra o interesse das empresas pelo tema é a intenção de investimento. Praticamente duas em cada três (63%) empresas entrevistadas afirmaram que vão ampliar os investimentos em sustentabilidade nos próximos dois anos. Mesmo durante a pandemia, em meio à crise econômica, 28% delas disseram ter ampliado esse tipo de investimento nos últimos 18 meses.
    “Historicamente temos dado uma contribuição relevante ao desenvolver soluções que aumentam a eficiência das linhas de produção e promovam o consumo consciente de recursos. Os dados da pesquisa revelam que essa é uma preocupação disseminada e contínua em todo o setor industrial”, comentou o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade.
    Pela pesquisa, os dois principais motivos que levam as empresas a investirem em sustentabilidade são a reputação junto à sociedade e aos consumidores (41%) e o atendimento às exigências regulatórias (40%). A redução de custos, com 32%, e o aumento da competitividade, com 29%, completam a lista de itens que mais estimulam os executivos a adotarem a agenda sustentável.
    Os líderes do setor produtivo reconhecem o papel do governo para incentivar e catalisar o processo de ações sustentáveis na iniciativa privada. Para 71% dos entrevistados, o Estado deve controlar e estimular que as empresas sigam regras ambientalmente sustentáveis.
    Do outro lado, a falta de cultura voltada para o tema (48%) e a falta de incentivos do governo (47%) são apontados como os principais entraves. Os custos adicionais, com 33%, e a falta de crédito ou financiamento, com 20%, também integram a lista de barreiras para a implementação de ações sustentáveis pela indústria.
    Mesmo com esses dificultadores, em 40% das indústrias existe uma estratégia e agenda de sustentabilidade validada pela alta gestão. Nas grandes indústrias, o indicador cresce seis pontos percentuais, chegando a 46%.
    A pesquisa mostra que a maioria das médias e grandes indústrias brasileiras (52%) já teve, como fornecedor, alguma exigência de certificado ou ação ambientalmente sustentável como critério de contratação por parte dos clientes. A reprodução desta política de relacionamento, no entanto, ainda não está disseminada.
    Só uma em cada três empresas ouvidas replica as mesmas exigências para os seus fornecedores. Apesar de ainda não imporem esta condição à própria cadeia produtiva, a grande maioria (84%) dos executivos acredita que a os critérios de sustentabilidade têm algum peso para os clientes e consumidores. Para 24%, este peso é alto ou muito alto.
    Na hora da adoção de práticas sustentáveis a gestão de resíduos sólidos aparece com uma das duas prioridades para 42% dos entrevistados. Ações para evitar o desperdício de água aparecem em segundo lugar, com 38% das respostas, seguida de perto pela utilização de fontes renováveis de energia com 36%. Em quarto lugar figuram as iniciativas para evitar o desperdício de energia, com 32%.
    Apesar dos indicadores positivos, 72% dos executivos ouvidos admitem que estão pouco ou nada familiarizados com a sigla ESG (do inglês usada para designar ações de sustentabilidades com base nos pilares ambiental, social e de governança).
    Mesmo pouco ou nada familiarizados com o tema, 81% dos líderes empresariais dizem que o ESG é importante ou muito importante. Dos três pilares, a governança é vista como o mais relevante por eles, com 39% das respostas, contra 29% que citaram o social e 23%, o ambiental.
    Para a pesquisa, o Instituto FSB Pesquisa entrevistou, por telefone, executivos de 500 empresas industriais de médio e grande portes, compondo amostra proporcional em relação ao quantitativo total de empresas industriais desses portes em todos os estados brasileiros. Dentro de cada região, a amostra foi controlada por porte das empresas (médias e grandes) e setor de atividade.

    • Tags
    • boas práticas
    • cni
    • COP 26
    • ESG
    • Glasgow
    • meio ambiente
    • sustentabilidade
    Share
    Facebook
    Twitter
    WhatsApp
    Linkedin
    Email
      Artigo anteriorFMI defende ação conjunta para a recuperação da economia mundial
      Próximo artigoEmpresas financeiras e do agronegócio anunciam um compromisso de US$ 3 bilhões para acelerar a produção de gado e soja sem desmatamento na América do Sul
      - Publicidade -

      Outras notícias

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022

      DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

      Por favor digite seu comentário!
      Por favor, digite seu nome aqui
      Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
      Por favor, digite seu endereço de e-mail aqui

      - Publicidade -

      Mais recentes

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022

      PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022

      Mondelēz Brasil investe R$ 1 milhão em programa de inovação aberta

      18 de abril de 2022
      LogoPulses PRO

      Powered by Imagem Corporativa.
      Copyright © 2020.

      Linkedin
      Twitter

      Sobre

      • Sobre
      • Contato

      Páginas

      • Liderança
      • Inovação
      • Pessoas
      • Sustentabilidade
      • Cenários
      • Vida de Empresa na CBN