Amazon reforça presença no mercado de energia renovável

Leia também

A gigante norte-americana Amazon vem reforçando sua entrada no mercado de energia renovável e ampliando a participação no setor. Nesta quarta-feira, a empresa anunciou 18 projetos de energia renovável distribuídos peloa Estados Unidos, Itália, Reino Unido, Espanha, Irlanda e Finlândia, que irão adicionar uma capacidade de 5,6 GW à rede e contribuir para atingir a meta do grupo fornecer 100% de suas atividades com energia renovável até 2025, cinco anos antes do compromisso inicial de 2030.

Na Espanha, a Amazon chega com quatro novos parques solares, com capacidade combinada de mais de 630 megawatts (MW), o que elevará sua capacidade renovável no país para 1,15 gigawatts (GW). As novas plantas se somam a outras cinco que a empresa tem em funcionamento no país, consolidando esse investimento em fontes renováveis.

Especificamente, serão desenvolvidos oito novos projetos nos Estados Unidos, que agregarão mais de 1 GW de capacidade em energia renovável com instalações fotovoltaicas; quatro parques eólicos na Finlândia com uma capacidade agregada de 158 MW, elevando sua capacidade total de energia renovável nos países nórdicos para mais de 950 MW; um projeto solar na Itália que adiciona 40 MW aos 66 MW habilitados até o momento, e um projeto eólico na Irlanda do Norte, que eleva a capacidade para 245 MW nas ilhas irlandesas e sua capacidade eólica total no Reino Unido para mais de 545 MW .

A empresa explica que com os novos anúncios já conta com 274 projetos eólicos e solares em todo o mundo, com uma capacidade total de produção de energia renovável de mais de 12 GW e 33,7 mil gigawatts hora (GWh).

Em comunicado, a empresa destaca que quando todos os projetos estiverem totalmente operacionais, eles fornecerão energia renovável para escritórios corporativos da Amazon, centros de atendimento e data centers da Amazon Web Services (AWS), que atendem milhões de clientes em todo o mundo. A Amazon disse ainda que a quantidade de energia renovável produzida por esses projetos evitará a cada ano o equivalente às emissões anuais de quase 3 milhões de carros nos EUA, que é estimado em aproximadamente 13,7 milhões de toneladas métricas.

“Estamos avançando rapidamente em direção ao nosso objetivo de reduzir nossas emissões líquidas de carbono e enfrentar a crise climática”, disse o vice-presidente de Sustentabilidade Global da Amazon, Kara Hurst. 

O executivo observa que os investimentos em energia renovável no mundo “são um passo importante para cumprir o The Climate Pledge” e destaca que o compromisso da empresa é “atingir a emissão líquida de carbono zero até 2040, dez anos antes do estabelecido no Acordo de Paris”.

Com esse anúncio, a Amazon se reafirma, segundo ela, como a maior compradora corporativa de energia renovável do mundo, com 105 projetos eólicos e solares em escala comercial e 169 telhados solares nas instalações e lojas da Amazon distribuídas pelo mundo.

- Publicidade -

Outras notícias

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

- Publicidade -

Mais recentes