• Home
  • Liderança
  • Inovação
  • Pessoas
  • Sustentabilidade
  • Cenários
  • Vida de Empresa na CBN
Buscar
LogoVida de Empresa
Vida de EmpresaVida de Empresa
  • Sobre
  • Contato
type here...
Linkedin
Twitter
LogoVida de Empresa
  • Home
  • Liderança
    • Mediação pode solucionar conflitos em empresas familiares

      25 de março de 2022

      Nestlé oferece empatia e acolhimento com Projeto Supera

      28 de julho de 2021

      Maioria dos empresários brasileiros acredita em retomada de seus setores em até um ano depois da vacinação

      31 de maio de 2021

      Movimento busca alavancar pequenos negócios

      24 de maio de 2021

      Fiergs lança portal para “diagnóstico” de indústria 4.0

      6 de maio de 2021
  • Inovação
    • PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022

      Mondelēz Brasil investe R$ 1 milhão em programa de inovação aberta

      18 de abril de 2022

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022

      Empresa investe em uniformes recicláveis para chamar a atenção sobre reciclagem de têxteis

      15 de fevereiro de 2022

      Nove em cada dez pequenos negócios usam Pix

      14 de janeiro de 2022
  • Pessoas
    • Executivos brasileiros estão entre os mais pressionados do mundo, diz Linkedin

      18 de novembro de 2021

      Modelo híbrido é o preferido para pós-pandemia para mais da metade dos trabalhadores, diz pesquisa

      8 de abril de 2021

      Parceria entre Globant e Mercado Livre busca reduzir déficit de profissionais de TI

      12 de fevereiro de 2021

      47% dos novos diretores das grandes companhias são mulheres, diz estudo

      4 de janeiro de 2021

      Engajamento marca restaurante de imigrantes que tem até “think table”

      14 de dezembro de 2020
  • Sustentabilidade
    • iFood comemora 35 milhões de entregas não-poluentes e 130 pedidos sem plástico

      28 de março de 2022

      SEC cria novas obrigações de informações climáticas de empresas

      22 de março de 2022

      Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros acredita que ainda é possível reverter os impactos climáticos

      17 de março de 2022

      Iguatemi se une a Etiqueta Unica para estimular consumo consciente na moda

      4 de março de 2022

      Airbus em parceria com a Safran e GE vão testar motor a hidrogênio produzir aeronaves com zero emissões até 2035

      25 de fevereiro de 2022
  • Cenários
    • Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022

      NielsenIQlEbit mostra alta de 107% nas vendas online de alimentos e bebidas

      30 de março de 2022

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022
  • Vida de Empresa na CBN
    • Como a pandemia transformou os planos de contingência das empresas

      16 de julho de 2020

      Como novos planejamentos urbanos podem ajudar o mundo no pós-pandemia

      7 de julho de 2020

      Por que a comunicação é fator-chave para o sucesso do “Green Deal” europeu

      2 de julho de 2020

      Mais que adaptações temporárias, pandemia fará mudanças permanentes nas empresas

      23 de junho de 2020

      Mudanças em currículos podem reduzir discriminação em contratações

      16 de junho de 2020
LogoPulses PRO
  • Home
  • Liderança
    • Liderança

      Mediação pode solucionar conflitos em empresas familiares

      25 de março de 2022
      Liderança

      Nestlé oferece empatia e acolhimento com Projeto Supera

      28 de julho de 2021
      Cenários

      Maioria dos empresários brasileiros acredita em retomada de seus setores em até um ano depois da vacinação

      31 de maio de 2021
      Liderança

      Movimento busca alavancar pequenos negócios

      24 de maio de 2021
      Liderança

      Fiergs lança portal para “diagnóstico” de indústria 4.0

      6 de maio de 2021
  • Inovação
    • Inovação

      PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022
      Inovação

      Mondelēz Brasil investe R$ 1 milhão em programa de inovação aberta

      18 de abril de 2022
      Cenários

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022
      Inovação

      Empresa investe em uniformes recicláveis para chamar a atenção sobre reciclagem de têxteis

      15 de fevereiro de 2022
      Inovação

      Nove em cada dez pequenos negócios usam Pix

      14 de janeiro de 2022
  • Pessoas
    • Cenários

      Executivos brasileiros estão entre os mais pressionados do mundo, diz Linkedin

      18 de novembro de 2021
      Pessoas

      Modelo híbrido é o preferido para pós-pandemia para mais da metade dos trabalhadores, diz pesquisa

      8 de abril de 2021
      Inovação

      Parceria entre Globant e Mercado Livre busca reduzir déficit de profissionais de TI

      12 de fevereiro de 2021
      Liderança

      47% dos novos diretores das grandes companhias são mulheres, diz estudo

      4 de janeiro de 2021
      Pessoas

      Engajamento marca restaurante de imigrantes que tem até “think table”

      14 de dezembro de 2020
  • Sustentabilidade
    • Sustentabilidade

      iFood comemora 35 milhões de entregas não-poluentes e 130 pedidos sem plástico

      28 de março de 2022
      Sustentabilidade

      SEC cria novas obrigações de informações climáticas de empresas

      22 de março de 2022
      Sustentabilidade

      Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros acredita que ainda é possível reverter os impactos climáticos

      17 de março de 2022
      Cenários

      Iguatemi se une a Etiqueta Unica para estimular consumo consciente na moda

      4 de março de 2022
      Sustentabilidade

      Airbus em parceria com a Safran e GE vão testar motor a hidrogênio produzir aeronaves com zero emissões até 2035

      25 de fevereiro de 2022
  • Cenários
    • Cenários

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022
      Cenários

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022
      Cenários

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022
      Cenários

      NielsenIQlEbit mostra alta de 107% nas vendas online de alimentos e bebidas

      30 de março de 2022
      Cenários

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022
  • Vida de Empresa na CBN
    • Vida de Empresa na CBN

      Como a pandemia transformou os planos de contingência das empresas

      16 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Como novos planejamentos urbanos podem ajudar o mundo no pós-pandemia

      7 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Por que a comunicação é fator-chave para o sucesso do “Green Deal” europeu

      2 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Mais que adaptações temporárias, pandemia fará mudanças permanentes nas empresas

      23 de junho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Mudanças em currículos podem reduzir discriminação em contratações

      16 de junho de 2020
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
CenáriosNotícias das associações

Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

4 de maio de 2022
0
Share
Facebook
Twitter
WhatsApp
Linkedin
Email
    A Nova Economia. (Foto: Mathieu Stern via Unsplash)

    Leia também

    Gerdau, Movida e Special Dog são algumas das companhias associadas ao movimento por melhores práticas empresariais no Brasil. O Capitalismo Consciente é uma ação que tem atraído companhias com o objetivo de transformar a forma de se fazer negócios no país em prol de uma Nova Economia direcionada aos públicos de interesse, e que contribua para a diminuição das desigualdades. O grande expoente responsável pela popularização deste movimento é o Instituto Capitalismo Consciente Brasil (ICCB), que desde 2013 realiza programas de conscientização, inspiração e educação, e atualmente conta com 60 parceiros e 180 empresas de todo o país. O movimento dessas, e de outras grandes companhias, só reforça a adesão do mercado a essa proposta e a práticas mais humanizadas.

    A adesão de grandes players do mercado a essa ação inspira os pequenos negócios que buscam investir em práticas mais conscientes, como é o caso da Pão de Queijo NUU, empresa de pequeno porte associada ao Instituto e também do Sistema B que ganhou um prêmio por ser uma das melhores pequenas empresas brasileiras. 

    “Ter empresas de diversos segmentos de todo o país é a confirmação de que estamos trabalhando efetivamente para contribuir para uma Nova Economia brasileira. Negócios que já nascem com propósito, que possuem líderes conscientes em cargos de tomada de decisão e com uma cultura orientada para os stakeholders. É preciso olhar para as micro, pequenas e médias empresas, mas as grandes companhias conseguem inspirar e potencializar a mudança com mais tração e velocidade”, comenta Daniela Garcia, CEO do Instituto Capitalismo Consciente Brasil.

    Norteado por quatro pilares (Propósito Maior, Cultura Consciente, Liderança Consciente e Orientação para stakeholders), o Instituto não certifica empresas, mas busca sensibilizar e instrumentalizar as lideranças que tomam as decisões e que efetivamente contribuem para uma prática de negócios consciente. Estes princípios básicos do movimento nasceram nos Estados Unidos a partir de um estudo acadêmico conduzido por Raj Sisodia, Jaf Shereth e David Wolf.

    “O carinho e o cuidado sempre foram premissas em nossas relações. A manutenção de uma escuta ativa, a essência da organização que aprende e a plena consciência de nosso papel na sociedade moldaram, gradativamente, nosso modelo de negócio e nos aproximaram do conceito de Capitalismo Consciente. Pela sinergia de valores e propósito e pela maturidade adquirida, entendemos que era o momento ideal para nos associarmos ao ICCB. Muito orgulho em fazermos parte deste movimento que inspira e transforma”, conta João Paulo Figueira, Gerente de Desenvolvimento Sustentável na Special Dog Company.

    Em um cenário de humanização das relações e olhar para práticas ESG (Ambiental, Social e Governança, na tradução para o português) as empresas e os negócios do mundo todo precisam estar atentos ao impacto que geram com seus produtos e serviços na sociedade e no globo. “As empresas são as protagonistas das grandes mudanças e especialmente da diminuição das desigualdades na sociedade. São elas que têm portas abertas para incluir, diversificar e acolher as pessoas, e que tem o poder financeiro para promover a transformação. Afinal, como diz nosso credo, um negócio é bom porque cria valor, é ético porque é baseado na troca voluntária, nobre porque pode elevar a existência, e heróico porque tira as pessoas da pobreza e gera prosperidade”, finaliza a CEO do ICCB.

    Quer saber mais sobre o momento? Acesse o site.

    • Tags
    • ESG
    • Gerdalu
    • ICCB
    • Instituto Capitalismo Consciente Brasil
    • Movida
    • nova economia
    • Special Dogs
    • vida de empresa
    Share
    Facebook
    Twitter
    WhatsApp
    Linkedin
    Email
      Artigo anteriorEstudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022
      Próximo artigoPara garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento da plataforma Windward, especializada em transporte marítimo, mostra que um em cada cinco navios porta-contêineres em todo o mundo está parado do lado de um porto congestionado, sendo que 24,3% deles estão na China. A falta de contêineres no mercado marítimo continua sendo um desafio para grandes empresas na importação e exportação de produtos. Uma realidade que impacta toda a cadeia de comércio do mundo. Algumas empresas, como é o caso da Asia Shipping, multinacional brasileira focada em agenciamento de cargas, buscam alternativas para tentar amenizar esse cenário. A multinacional optou por usar em parte de suas operações contêineres do tipo NOR, equipamentos usados em cargas refrigeradas, porém com o motor desligado. Neste cenário desafiador, a empresa entendeu que era preciso buscar soluções para manter o atendimento aos seus clientes do mercado de importação e exportação de mercadorias. “Com o aquecimento do mercado de carne, o reefer passou a ser bem utilizado no Brasil. Por isso passamos a utilizar o NOR com outros clientes com o intuito de reduzir prazos e inventários de equipamentos na hora de importar. Com este novo serviço, conseguimos atender uma gama de setores como o automotivo, têxtil e eletroeletrônicos, explica Rafael Dantas, diretor comercial da Asia Shipping. O problema da escassez de contêineres já vem de algum tempo e se agravou com a pandemia de Covid-19. Os equipamentos que antes tinham alta rotatividade ao longo de um ano, acabaram reduzindo o volume de viagens e isso prejudicou mercados como o brasileiro. “Com esses novos tipos de abordagem, como a utilização de contêineres NOR, garantimos mais eficiência, assertividade e sinergia entre as equipes. Com a visibilidade da importação e exportação, conseguimos entender melhor a necessidade tanto do armador quanto do importador e oferecer sempre a solução mais adequada mesmo em momentos difíceis”, comenta Dantas. Com a projeção de que a falta de contêineres persista até 2023, a corrida por meios alternativos vem aumentando. A DHL Global Forwarding optou por usar navios break bulk, aqueles usados para mercadorias a granel e cargas de projeto. A aposta da empresa para atender aos seus clientes visa dar agilidade aos processos e atender a demanda. Outra alterantiva levantada pela empresa é o uso de transporte híbrido, que combina modais logísticos. Desta forma a carga segue até um ponto e é transferida para outro equipamento para que siga até o destino final. A Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), vem indicando a necessidade de maior acompanhamento das programações e rotas dos navios. A agência acredita que parte do problema ocorre porque navios têm pulado paradas em alguns portos para cumprir prazos.
      - Publicidade -

      Outras notícias

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022

      NielsenIQlEbit mostra alta de 107% nas vendas online de alimentos e bebidas

      30 de março de 2022

      DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

      Por favor digite seu comentário!
      Por favor, digite seu nome aqui
      Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
      Por favor, digite seu endereço de e-mail aqui

      - Publicidade -

      Mais recentes

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022

      PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022

      Mondelēz Brasil investe R$ 1 milhão em programa de inovação aberta

      18 de abril de 2022

      NielsenIQlEbit mostra alta de 107% nas vendas online de alimentos e bebidas

      30 de março de 2022
      LogoPulses PRO

      Powered by Imagem Corporativa.
      Copyright © 2020.

      Linkedin
      Twitter

      Sobre

      • Sobre
      • Contato

      Páginas

      • Liderança
      • Inovação
      • Pessoas
      • Sustentabilidade
      • Cenários
      • Vida de Empresa na CBN