• Home
  • Liderança
  • Inovação
  • Pessoas
  • Sustentabilidade
  • Cenários
  • Vida de Empresa na CBN
Buscar
LogoVida de Empresa
Vida de EmpresaVida de Empresa
  • Sobre
  • Contato
type here...
Linkedin
Twitter
LogoVida de Empresa
  • Home
  • Liderança
    • Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022

      Mediação pode solucionar conflitos em empresas familiares

      25 de março de 2022

      Nestlé oferece empatia e acolhimento com Projeto Supera

      28 de julho de 2021

      Maioria dos empresários brasileiros acredita em retomada de seus setores em até um ano depois da vacinação

      31 de maio de 2021

      Movimento busca alavancar pequenos negócios

      24 de maio de 2021
  • Inovação
    • PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022

      Mondelēz Brasil investe R$ 1 milhão em programa de inovação aberta

      18 de abril de 2022

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022

      Empresa investe em uniformes recicláveis para chamar a atenção sobre reciclagem de têxteis

      15 de fevereiro de 2022

      Nove em cada dez pequenos negócios usam Pix

      14 de janeiro de 2022
  • Pessoas
    • Executivos brasileiros estão entre os mais pressionados do mundo, diz Linkedin

      18 de novembro de 2021

      Modelo híbrido é o preferido para pós-pandemia para mais da metade dos trabalhadores, diz pesquisa

      8 de abril de 2021

      Parceria entre Globant e Mercado Livre busca reduzir déficit de profissionais de TI

      12 de fevereiro de 2021

      47% dos novos diretores das grandes companhias são mulheres, diz estudo

      4 de janeiro de 2021

      Engajamento marca restaurante de imigrantes que tem até “think table”

      14 de dezembro de 2020
  • Sustentabilidade
    • iFood comemora 35 milhões de entregas não-poluentes e 130 pedidos sem plástico

      28 de março de 2022

      SEC cria novas obrigações de informações climáticas de empresas

      22 de março de 2022

      Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros acredita que ainda é possível reverter os impactos climáticos

      17 de março de 2022

      Iguatemi se une a Etiqueta Unica para estimular consumo consciente na moda

      4 de março de 2022

      Airbus em parceria com a Safran e GE vão testar motor a hidrogênio produzir aeronaves com zero emissões até 2035

      25 de fevereiro de 2022
  • Cenários
    • Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022

      CEPAL avalia os impactos da guerra na Ucrânia na economia da América Latina e Caribe

      7 de junho de 2022

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022
  • Vida de Empresa na CBN
    • Como a pandemia transformou os planos de contingência das empresas

      16 de julho de 2020

      Como novos planejamentos urbanos podem ajudar o mundo no pós-pandemia

      7 de julho de 2020

      Por que a comunicação é fator-chave para o sucesso do “Green Deal” europeu

      2 de julho de 2020

      Mais que adaptações temporárias, pandemia fará mudanças permanentes nas empresas

      23 de junho de 2020

      Mudanças em currículos podem reduzir discriminação em contratações

      16 de junho de 2020
LogoPulses PRO
  • Home
  • Liderança
    • Cenários

      Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022
      Liderança

      Mediação pode solucionar conflitos em empresas familiares

      25 de março de 2022
      Liderança

      Nestlé oferece empatia e acolhimento com Projeto Supera

      28 de julho de 2021
      Cenários

      Maioria dos empresários brasileiros acredita em retomada de seus setores em até um ano depois da vacinação

      31 de maio de 2021
      Liderança

      Movimento busca alavancar pequenos negócios

      24 de maio de 2021
  • Inovação
    • Inovação

      PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022
      Inovação

      Mondelēz Brasil investe R$ 1 milhão em programa de inovação aberta

      18 de abril de 2022
      Cenários

      Estudo mostra que 2021 foi um ano marcante para a adoção de tecnologias

      15 de março de 2022
      Inovação

      Empresa investe em uniformes recicláveis para chamar a atenção sobre reciclagem de têxteis

      15 de fevereiro de 2022
      Inovação

      Nove em cada dez pequenos negócios usam Pix

      14 de janeiro de 2022
  • Pessoas
    • Cenários

      Executivos brasileiros estão entre os mais pressionados do mundo, diz Linkedin

      18 de novembro de 2021
      Pessoas

      Modelo híbrido é o preferido para pós-pandemia para mais da metade dos trabalhadores, diz pesquisa

      8 de abril de 2021
      Inovação

      Parceria entre Globant e Mercado Livre busca reduzir déficit de profissionais de TI

      12 de fevereiro de 2021
      Liderança

      47% dos novos diretores das grandes companhias são mulheres, diz estudo

      4 de janeiro de 2021
      Pessoas

      Engajamento marca restaurante de imigrantes que tem até “think table”

      14 de dezembro de 2020
  • Sustentabilidade
    • Sustentabilidade

      iFood comemora 35 milhões de entregas não-poluentes e 130 pedidos sem plástico

      28 de março de 2022
      Sustentabilidade

      SEC cria novas obrigações de informações climáticas de empresas

      22 de março de 2022
      Sustentabilidade

      Pesquisa mostra que 64% dos brasileiros acredita que ainda é possível reverter os impactos climáticos

      17 de março de 2022
      Cenários

      Iguatemi se une a Etiqueta Unica para estimular consumo consciente na moda

      4 de março de 2022
      Sustentabilidade

      Airbus em parceria com a Safran e GE vão testar motor a hidrogênio produzir aeronaves com zero emissões até 2035

      25 de fevereiro de 2022
  • Cenários
    • Cenários

      Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022
      Cenários

      CEPAL avalia os impactos da guerra na Ucrânia na economia da América Latina e Caribe

      7 de junho de 2022
      Cenários

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022
      Cenários

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022
      Cenários

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022
  • Vida de Empresa na CBN
    • Vida de Empresa na CBN

      Como a pandemia transformou os planos de contingência das empresas

      16 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Como novos planejamentos urbanos podem ajudar o mundo no pós-pandemia

      7 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Por que a comunicação é fator-chave para o sucesso do “Green Deal” europeu

      2 de julho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Mais que adaptações temporárias, pandemia fará mudanças permanentes nas empresas

      23 de junho de 2020
      Vida de Empresa na CBN

      Mudanças em currículos podem reduzir discriminação em contratações

      16 de junho de 2020
Entrar
Bem-vindo! Entre na sua conta
Forgot your password? Get help
Recuperar senha
Recupere sua senha
Uma senha será enviada por e-mail para você.
Cenários

CEPAL avalia os impactos da guerra na Ucrânia na economia da América Latina e Caribe

7 de junho de 2022
0
Share
Facebook
Twitter
WhatsApp
Linkedin
Email

    Leia também

    A Comissão Econômica para América Latina e o Caribe (CEPAL) apresentou nesta segunda-feira o relatório Repercussões na América Latina e o Caribe da guerra na Ucrânia: como enfrentar esta nova crise? O levantamento oferece recomendações aos países sobre alternativas para manter o desenvolvimento e o bem-estar social. Segundo o organismo regional das Nações Unidas, as economias latino-americanas e caribenhas enfrentam uma conjuntura difícil em 2022, num contexto externo de incerteza, inflação (especialmente em alimentos e energia) e desaceleração da atividade econômica e do comércio.

    Segundo a CEPAL, a região enfrenta contextos internos caracterizados por uma forte desaceleração econômica, aumentos da inflação e uma lenta e incompleta recuperação dos mercados laborais, o que aumentará os níveis de pobreza e extrema pobreza. Assim, 7,8 milhões de pessoas se somariam aos 86,4 milhões cuja seguridade alimentar já está em risco.

    O estudo indica que, após da expansão econômica observada em 2021 (6,3 % do crescimento do PIB regional), a região alcançará em 2022 um crescimento médio anual de 1,8 %, que tende a retornar ao lento padrão de crescimento de 2014-2019 (apenas 0,3 % em média por ano, com a consequente queda do PIB por habitante).

    Ainda de acordo com o levantamento, os avanços na vacinação, as menores restrições à mobilidade e a reabertura das escolas impulsionaram uma recuperação dos níveis de participação laboral, em especial a feminina, que foi a mais afetada porque as mulheres saíram em maior proporção que os homens do mercado de trabalho durante a pandemia. A ação conjunta de uma maior participação laboral e um baixo ritmo de crescimento e, portanto, de criação de empregos, levará a um aumento da taxa de desocupação em 2022.

    As economias da América Latina e o Caribe começaram a experimentar um incremento na taxa de inflação em 2021. Enquanto que no final de 2021 a inflação anual alcançou um 6,6%, essa taxa aumentou para 8,1% em abril de 2022, ao tempo em que muitos bancos centrais antecipavam que a inflação se manterá elevada no restante do ano, agrega o documento.

    Levando em conta os efeitos do lento crescimento e da aceleração da inflação, a CEPAL prevê que a pobreza e a extrema pobreza irá se elevar acima dos níveis estimados para 2021. A incidência da pobreza na região alcançaria 33,7% (1,6 pontos percentuais mais do que o valor projetado para 2021), enquanto que a extrema pobreza alcançaria um 14,9% (1,1 pontos percentuais mais do que em 2021). Esse resultado reflete o forte aumento do preço dos alimentos. Esses níveis são notoriamente superiores àqueles observados antes da pandemia e implicam outro retrocesso na luta contra a pobreza, ressalta o informe.

    O documento observa que os maiores preços das matérias primas, o aumento dos custos de transporte e as perturbações nas cadeias internacionais de provedores deverão impactar nas exportações de bens da região. Em dezembro de 2021, a CEPAL projetava um aumento de 10% do valor das exportações regionais de bens e 9% do valor das importações. No entanto, a alça de preços de vários dos principais produtos que a região comercializa, eleva a projeção de 2022 para uma expansão de 23%, tanto das exportações quanto das importações.

    Para responder à conjuntura e dinamizar um crescimento sustentável e inclusivo, serão necessárias políticas fiscais e monetárias a favor do crescimento. A CEPAL propõe seguir utilizando a política fiscal como elemento central da política de desenvolvimento, o que requer fortalecer os ingressos públicos para ampliar o espaço fiscal. É necessário reduzir a evasão, reorientar os gastos tributários e fortalecer a progressividade da estrutura tributária.

    Para conter as pressões inflacionárias fundamentalmente impulsadas por fatores de oferta, é necessário que a política monetária utilize o mais amplo espectro de ferramentas possível. Isso requer combinar o uso da taxa de juros de política monetária com instrumentos macro e de câmbio, com o objetivo de enfrentar a inflação minimizando os efeitos negativos sobre o crescimento e o investimento.

    No imediato, é necessário sustentar o bem-estar dos setores mais pobres, alerta o organismo. A seguridade alimentar deve ser uma prioridade. Para isso não se deve restringir o comércio de alimentos e fertilizantes, que aceleraria a inflação e seria mais danoso para os mais pobres. Também deve-se considerar ações como manter ou aumentar os subsídios aos alimentos, implementar acordos de contenção de preços da cesta básica com produtores e cadeias de comercialização, e reduzir ou eliminar tarifas à importação de grãos e outros produtos básicos.

    • Tags
    • cepal
    • economia
    • inflação
    • pib
    • Ucrânia
    Share
    Facebook
    Twitter
    WhatsApp
    Linkedin
    Email
      Artigo anteriorPara garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento da plataforma Windward, especializada em transporte marítimo, mostra que um em cada cinco navios porta-contêineres em todo o mundo está parado do lado de um porto congestionado, sendo que 24,3% deles estão na China. A falta de contêineres no mercado marítimo continua sendo um desafio para grandes empresas na importação e exportação de produtos. Uma realidade que impacta toda a cadeia de comércio do mundo. Algumas empresas, como é o caso da Asia Shipping, multinacional brasileira focada em agenciamento de cargas, buscam alternativas para tentar amenizar esse cenário. A multinacional optou por usar em parte de suas operações contêineres do tipo NOR, equipamentos usados em cargas refrigeradas, porém com o motor desligado. Neste cenário desafiador, a empresa entendeu que era preciso buscar soluções para manter o atendimento aos seus clientes do mercado de importação e exportação de mercadorias. “Com o aquecimento do mercado de carne, o reefer passou a ser bem utilizado no Brasil. Por isso passamos a utilizar o NOR com outros clientes com o intuito de reduzir prazos e inventários de equipamentos na hora de importar. Com este novo serviço, conseguimos atender uma gama de setores como o automotivo, têxtil e eletroeletrônicos, explica Rafael Dantas, diretor comercial da Asia Shipping. O problema da escassez de contêineres já vem de algum tempo e se agravou com a pandemia de Covid-19. Os equipamentos que antes tinham alta rotatividade ao longo de um ano, acabaram reduzindo o volume de viagens e isso prejudicou mercados como o brasileiro. “Com esses novos tipos de abordagem, como a utilização de contêineres NOR, garantimos mais eficiência, assertividade e sinergia entre as equipes. Com a visibilidade da importação e exportação, conseguimos entender melhor a necessidade tanto do armador quanto do importador e oferecer sempre a solução mais adequada mesmo em momentos difíceis”, comenta Dantas. Com a projeção de que a falta de contêineres persista até 2023, a corrida por meios alternativos vem aumentando. A DHL Global Forwarding optou por usar navios break bulk, aqueles usados para mercadorias a granel e cargas de projeto. A aposta da empresa para atender aos seus clientes visa dar agilidade aos processos e atender a demanda. Outra alterantiva levantada pela empresa é o uso de transporte híbrido, que combina modais logísticos. Desta forma a carga segue até um ponto e é transferida para outro equipamento para que siga até o destino final. A Agência Nacional de Transporte Aquaviário (Antaq), vem indicando a necessidade de maior acompanhamento das programações e rotas dos navios. A agência acredita que parte do problema ocorre porque navios têm pulado paradas em alguns portos para cumprir prazos.
      Próximo artigoIndústria começa a apresentar suas propostas para o país
      - Publicidade -

      Outras notícias

      Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022

      DEIXE UMA RESPOSTA Cancelar resposta

      Por favor digite seu comentário!
      Por favor, digite seu nome aqui
      Você digitou um endereço de e-mail incorreto!
      Por favor, digite seu endereço de e-mail aqui

      - Publicidade -

      Mais recentes

      Indústria começa a apresentar suas propostas para o país

      14 de junho de 2022

      Para garantir prazos de entregas, empresas buscam alternativas para driblar falta de contêineres Um levantamento...

      11 de maio de 2022

      Movimento Capitalismo Consciente atrai empresas para promover uma Nova Economia

      4 de maio de 2022

      Estudo da KPMG mostra tendências para o setor de infraestrutura do Brasil em 2022

      2 de maio de 2022

      PageGroup e Instituto IT Mídia analisam a transformação digital nas empresas

      26 de abril de 2022
      LogoPulses PRO

      Powered by Imagem Corporativa.
      Copyright © 2020.

      Linkedin
      Twitter

      Sobre

      • Sobre
      • Contato

      Páginas

      • Liderança
      • Inovação
      • Pessoas
      • Sustentabilidade
      • Cenários
      • Vida de Empresa na CBN